O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, manifestou a intenção de integrar o concelho no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, durante uma visita técnica às obras de recuperação ambiental da antiga área mineira de Covas.
A deslocação permitiu acompanhar os trabalhos em curso, iniciados em agosto, que visam “mitigar passivos ambientais antigos e requalificar o espaço degradado pela exploração mineira”.
Segundo o autarca, a integração no roteiro nacional poderá transformar a zona recuperada num ponto de interesse “turístico, pedagógico e científico”, reforçando a ligação de Covas à sua história mineira.
Para Rui Teixeira, este passo permitirá “a afirmação de Vila Nova de Cerveira na valorização do património mineiro” e poderá “incentivar visitas e investigação na área”.
Desativada na década de 1980, a exploração mineira de Covas foi alvo de uma primeira intervenção há cerca de 15 anos. A obra atualmente em execução pretende complementar esse trabalho, corrigindo e melhorando o sistema de tratamento passivo existente e reforçando medidas de proteção ambiental e de segurança.
A empreitada, com um investimento de cerca de 3 milhões de euros e uma duração prevista de um ano, integra o contrato de concessão da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) para a recuperação de antigas áreas mineiras degradadas.
De acordo com o município, a reformulação do sistema de tratamento passivo tem como objetivo “evitar a contaminação de massas de água de boa qualidade, assegurando a recolha e tratamento de efluentes”. A intervenção pretende ainda “melhorar a capacidade de uso dos solos e garantir uma revegetação compatível com o ecossistema local”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.