Presidência ativa dentro das competências do cargo, promete Marques Mendes

O candidato presidencial Luís Marques Mendes defendeu, em Monção, que quer uma presidência “proativa e interventiva”, capaz de influenciar decisões e ajudar a resolver problemas concretos, mesmo sem exercer poderes executivos.

Notícias de Viana
5 Dez. 2025 1 min

No jantar com apoiantes, o ex-líder do PSD explicou que o seu modelo de Presidência não passa por esperar por “mais diagnósticos ou estados de alma”, mas por intervir concretamente quando necessário. “Um Presidente da República não governa, é verdade. Não faz leis, sem dúvida. Mas se souber usar bem a sua palavra e a sua magistratura de influência, pode ajudar decisivamente a resolver muitos problemas concretos que existem em Portugal”, afirmou.

Marques Mendes, apoiado pelo PSD e CDS-PP, rejeitou comparações com uma presidência simbólica: “Serei um Presidente pró-ativo, interventivo, com ação, nunca uma Rainha de Inglaterra. Não tenho nada contra a Rainha de Inglaterra. Ou seja, se quiserem, hoje, contra o Rei de Inglaterra, mas Portugal precisa de algo diferente”.

O candidato destacou ainda que a sua atuação se concentrará em resolver problemas concretos e não em discursos ou desabafos. “O que Portugal precisa é de ação, de capacidade de intervenção e de seguir em frente”, frisou.

c/ Lusa

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias