O concelho de Viana do Castelo está a acolher a exposição “Ah Amália On Tour”, uma experiência imersiva dedicada à fadista Amália Rodrigues, com entrada gratuita, mas acesso limitado a grupos de 15 pessoas por 20 minutos. A mostra estará patente até 31 de dezembro no Espaço Cultural Linha Norte, de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
A exposição combina hologramas, videomapping 360°, realidade virtual e uma sala de espelhos, procurando oferecer uma experiência sensorial completa e interativa.
Cada ambiente combina cenografia marcante, instalações físicas, luminosas, sonoras e visuais, conteúdos dinâmicos, num storytelling que conjuga o físico e o digital, celebrando deste modo o legado material e imaterial da fadista.
Para além do espetáculo tecnológico, a exposição procura também contextualizar a ligação de Amália a Viana do Castelo, onde colaborou com o poeta local Pedro Homem de Mello, autor de fados como “A Minha Terra é Viana” e “Havemos de ir a Viana”. Segundo a organização, a experiência pretende ser “um mergulho no tempo, na obra, na nossa história, cultura e tradições”, reunindo atores, músicos e conteúdos digitais inovadores.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou o projeto à empresa SP Entertainment, Lda., através de ajuste direto, pelo valor de 105 mil euros acrescidos de IVA. O contrato, assinado em novembro de 2025, inclui produção, montagem, operação e desmontagem da exposição, cedência de direitos de imagem, coordenação no local e gestão de acessos, com prazo máximo de execução de quatro meses.
A autarquia justifica a opção pelo ajuste direto pelo caráter especializado do serviço, explicando que “o contrato prevê a contratação de serviços com especificidades técnicas que tornam o concurso público desnecessário”.
Depois de ter sido lançada em Lisboa, Viana do Castelo é a primeira cidade a receber a versão “On Tour”, combinando tradição e tecnologia para celebrar a figura maior do fado português. “O fado é imagem de Portugal e Amália a sua embaixadora maior. Viana do Castelo está intimamente ligada ao fado e à Amália Rodrigues, que tanto gostava da nossa romaria e da nossa cidade. É natural que acolhamos esta iniciativa, que valoriza o fado, a nossa cultura e as nossas tradições” afirmou o presidente da Câmara, Luís Nobre.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.