Eixo Atlântico anuncia Bienal e Mostra Musical para 2026 com orçamento de 5,1 milhões

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular vai contar, em 2026, com um orçamento de 5,1 milhões de euros, revelou a organização intermunicipal, que reúne concelhos do Norte de Portugal e da Galiza.

Notícias de Viana
14 Nov. 2025 2 mins

Em comunicado, o Eixo Atlântico informou que o programa e o orçamento para o próximo ano foram aprovados pela Comissão Executiva, reunida em Lugo, na Galiza. Os documentos serão submetidos à ratificação da Assembleia Geral, marcada para fevereiro de 2026.

Entre as novidades do programa para o próximo ano, destaca-se a criação de um Conselho Estratégico, composto por figuras que desempenharam papel relevante na vida da organização e que, fora da atividade política, poderão contribuir com uma visão estratégica e consensual sobre a atuação futura do Eixo Atlântico. Segundo a organização, o conselho terá como função “promover a reflexão e o debate com os membros do Eixo Atlântico para definir as linhas estratégicas da entidade”.

Na mesma reunião, o alcalde de Lugo, Miguel Fernández, foi eleito presidente do Eixo Atlântico para os próximos dois anos, substituindo Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, que passa agora a vice-presidente.

O calendário cultural da organização também foi definido. A XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico será inaugurada em Viana do Castelo a 27 de novembro e, na Galiza, em Ribeira, em maio de 2026.  Já a sede da Mostra Musical será em Vilalba, em maio do próximo ano.

c/ Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias