“Os jovens são a força renovadora da Diocese”, afirma D. João Lavrador 

D. João Lavrador escreveu uma Nota Pastoral a propósito da Semana dos Seminários Diocesanos, que se realiza de 2 a 9 de novembro, coincidindo o com a Semana da Diocese, em Viana do Castelo. Na mensagem, o Bispo destaca o papel central dos jovens na vida e futuro da comunidade e apela a uma reflexão profunda sobre os desafios vocacionais e missionários que a Igreja enfrenta hoje.

Micaela Barbosa
20 Out. 2025 3 mins
O Seminário Diocesano de Viana do Castelo: Prioridade da Identidade Diocesana – subsídios para a sua história – parte XLVII

O prelado alerta para o contexto atual marcado pelo “reduzido número de jovens a frequentar o seminário” e “aparente desinteresse pela causa vocacional”, mas ressalva que muitos continuam a sentir a chama da fé. “No contexto de uma cultura que perde a sua referência a Jesus Cristo, mas igualmente na consciência que no coração de cada jovem, embora em tantos de modo obscurecido, está a semente vocacional a exigir o cuidado evangélico para a fazer despontar, florescer e frutificar”, escreve, destacando a importância de “uma nova caminhada vocacional que ofereça sentido pleno à vida dos jovens da comunidade diocesana.”

Para D. João Lavrador, o Seminário é “o coração da Diocese” e o seu fortalecimento é vital para a vida cristã local. Na Nota Pastoral, dirige um apelo direto a toda a comunidade, lembrando os desafios do presente. “Interpelo a comunidade diocesana, desde sacerdotes, consagrados(as), catequistas, animadores de grupos, famílias, jovens e adolescentes a auscultar os ‘sinais’ que, no contexto da Igreja diocesana e em cada uma das comunidades cristãs, na cultura envolvente e na sociedade de que fazemos parte, nos interpelam e exigem um exame sério e um compromisso decidido”, refere.

O Bispo insiste na importância de aprofundar a consciência do ser Igreja diocesana como “membro ativo e participativo da comunidade diocesana” e destaca ainda o papel do seminário como “sinal interpelativo para toda a comunidade diocesana na promoção vocacional, na valorização dos ministérios ordenados e laicais e na edificação de comunidades que desenvolvem os organismos de comunhão e de corresponsabilidade em ordem à missão evangelizadora no meio do mundo de hoje”.

Além do apelo espiritual, a Nota Pastoral relembra a importância da partilha económica para garantir a sustentabilidade do seminário e dos serviços da Diocese, um pedido que D. João Lavrador reforça face às dificuldades atuais. “Praticamente a totalidade dos recursos financeiros que sustentam o Seminário e os serviços diocesanos vem das ofertas e da generosidade do Povo de Deus. Por isso, apesar das dificuldades por que muitos passam nestes tempos, venho apelar à partilha generosa para podermos oferecer as condições mínimas para a sua subsistência”, pede.

Por fim, apela a uma renovação pessoal e comunitária, dirigindo-se em especial aos jovens. “Seja na Diocese, seja no Seminário, os jovens devem merecer uma atenção privilegiada. Na Diocese, a sua renovação depende muito deles; no seminário, eles são a sua razão de ser. Apelo a todos vós, jovens, que desejais percorrer com segurança, alegria e esperança, o caminho de formação que vos abre para o sentido pleno da vossa existência, deixai-vos cativar pelo olhar de Jesus Cristo, que chama e envia”, conclui.

A Semana dos Seminários culmina no dia 9 de novembro com a celebração, na Igreja de São Domingos, às 15h30, presidida pelo próprio bispo.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias