Hoje, como ontem, vale a pena começar ou recomeçar. Sim, começar de novo, voltar ao princípio ou às origens e, então, empreender caminhos novos!
Certamente é importante olhar para trás, apreciar, avaliar e discernir para se poder avançar e continuar a caminhar, ainda que seja, pelo mesmo caminho de modo novo ou por caminhos novos com olhar e perceção diferente. O mais importante é não se deixar levar pela novidade enquanto novidade, sempre que esta for entendida como moda, pois antes ou depois, deixará de ter sentido e significado.
Sentido novo, modo novo, ardor autêntico leva sempre a uma vida com sentido, vivida de maneira nova…
E, dou comigo no meio de pensamentos e procura de sentido e, no fundo à procura de quem é o Sentido que conduz à vida em plenitude, elo menos em construção, aqui e agora, e em plenitude depois quando o tempo e espaço já não forem à nossa medida.
Olhar para trás, qual Povo Hebreu, que tudo entendia melhor quando voltava os pés para trás… Olhar para trás e poder ver sinais, vivências e caminhos andados, não poucas vezes, com altibaixos, curvas e contracurvas, e vislumbrar saboreando, à distância do coração e do próprio tempo, a passagem e Presença de quem é Sentido!
E, nesta altura, alguns dirão que me refiro a Deus, outros certamente ainda O procuram, se calhar sem terem dado conta que sai ao Encontro de todos. No entanto, nas idas e vindas, nos cruzamentos ou encruzilhadas da vida, Deus torna-Se Presente, mesmo quando se possa perceber como Aquele que fala sem dizer palavra, se mostra apenas aos olhos do coração e, não poucas vezes, é no silêncio onde se pode escutar a Sua Voz no meio de tantas outras vozes e ruídos ensurdecedores.
Parece este mês propicio para começar e recomeçar, não a viver, mas a deixar-se encontrar pelo Deus de Jesus Cristo, ainda que seja preciso andar caminhos novos, encetar experiências nunca antes vividas e deixar-se embarcar na aventura de viver embalados pelos ventos da Ruah que desde as origens continua a soprar para que possamos navegar mais longe, mais fundo, cada vez mais dentro, qual peregrinos de Esperança!
Se calhar é possível experimentar esses caminhos novos, deixando-se encontrar por Jesus Cristo… Quem sabe?! Basta estar disposto a fazer a experiência…
“E assim aspiramos continuamente a um “algo mais” que nenhuma realidade criada nos pode dar. Sentimos uma sede tão grande e ardente que nenhuma bebida deste mundo pode saciar. Diante dela, não enganemos o nosso coração, tentando extingui-la com subterfúgios ineficazes! Antes, ouçamo-la! Façamos dela um estrado para subir e espreitar na ponta dos pés, como crianças, pela janela do encontro com Deus. Encontrar-nos-emos diante d’Ele, que nos espera, ou melhor, que bate gentilmente ao vidro da nossa alma (cf. Ap 3, 20). E, mesmo aos vinte anos, é bom abrir-lhe o coração, deixá-lo entrar, para depois nos aventurarmos com Ele rumo aos espaços eternos do infinito”[1]
[1] https://www.iubilaeum2025.va/pt/notizie/comunicati/2025/giovani-papa-leone-aspirate-cose-grandi-santita.html
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.