O Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, publicou uma mensagem a propósito dos incêndios que têm atingido o distrito, na qual expressa solidariedade para com as vítimas dos incêndios e apela à mobilização da Cáritas e das comunidades paroquiais.
Destacando a gravidade da situação vivida em várias localidades, em particular na região de Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, o prelado sublinha que, quando os fogos atingem locais e pessoas próximas, “a dor é mais intensa e a preocupação torna-se mais forte”.
Na mensagem, D. João Lavrador dirige “uma palavra de proximidade e solidariedade às pessoas atingidas pelos incêndios, na maioria idosas”. “Faço o apelo à Cáritas diocesana e aos núcleos de Cáritas mais perto das zonas atingidas, que desenvolvam os esforços necessários para prestar socorro e ajuda às populações atingidas”, pediu, mostrando confiança de que “a comunidade paroquial se esforçará por prestar o auxílio a quem dele necessita e disponibilizará os espaços para o acolhimento das pessoas que a ela recorram”.
O Bispo diocesano agradeceu ainda o trabalho de todos os envolvidos no combate aos incêndios, desde Corporações de Bombeiros, Proteção Civil, Forças de Segurança e autarcas.
D. João Lavrador considera que a resposta à crise dos incêndios exige não apenas meios de combate, mas também uma mudança de mentalidade coletiva. “A floresta é um bem de todos e a todos e cada um compete defendê-la”, alertou, acrescentando que é necessário alterar “os comportamentos sociais” e reconhecer-se, “cada vez mais, como uma única humanidade a viver numa verdadeira fraternidade”.
Por fim, pediu o envolvimento de todos na prevenção, nomeadamente através da ação dos Párocos e agentes pastorais, uma vez que “este combate exige o esforço e a participação de todos”.
Fotografia: Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.