Museu Bienal de Cerveira abre ao público reserva com mais de 700 obras de arte contemporânea

Pela primeira vez em quase cinco décadas de existência, a reserva museológica da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) está acessível ao público. A abertura deste espaço tornou-se possível graças ao projeto “FBAC: 47 anos de promoção da arte contemporânea”, financiado pelo programa NORTE 2030.

Notícias de Viana
29 Jul. 2025 2 mins

Com mais de 700 obras reunidas desde 1978, a coleção da Bienal de Cerveira é considerada um dos mais importantes acervos de arte contemporânea em Portugal. A nova reserva pode ser visitada mediante marcação prévia com um mínimo de três dias úteis, através do e-mail geral@bienaldecerveira.pt.

O investimento, no valor de cerca de 150 mil euros (65% dos quais cofinanciados pelo Programa Regional NORTE 2030), permitiu modernizar o espaço com sistemas de conservação de última geração, garantindo melhores condições de preservação, segurança e fruição das obras. “Inaugurámos um espaço que concretiza uma das nossas prioridades estratégicas: abrir ao público o nosso acervo, permitindo o contacto direto com um espólio de mais de 700 obras”, sublinhou Rui Teixeira, presidente do Conselho Diretivo da FBAC.

Para Jorge Sobrado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), este é um passo decisivo para reforçar a missão da Fundação. “A Bienal está de parabéns, não só por afirmar a sua vocação cultural e artística, mas também pela execução qualificada deste projeto, que atua num lado invisível do trabalho cultural: a preservação. As reservas passam, agora, a estar protegidas e, ao mesmo tempo, acessíveis”, destacou.

Fotografia: Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias