Autárquicas: Arcos de Valdevez mantém-se como bastião do PSD desde 1976

Desde as primeiras eleições autárquicas democráticas, há quase 50 anos, Arcos de Valdevez é um dos 27 municípios portugueses que nunca mudaram de cor política. O PSD lidera com 12 Câmaras Municipais em que nunca perdeu o poder.

Notícias de Viana
15 Jul. 2025 2 mins
Arciprestado de Arcos de Valdevez procura dar “um novo impulso na vivência da fé junto dos jovens e famílias”

O caso de Arcos de Valdevez insere-se numa tendência mais ampla observada no norte do país, onde o PSD tem conseguido manter bastiões desde 1976. A consistência do voto nos social-democratas contrasta, por exemplo, com a situação no distrito de Setúbal, onde o PS e a CDU têm alternado e perdido bastiões históricos.

Arcos de Valdevez é o único município do distrito de Viana do Castelo governado ininterruptamente pelo mesmo partido (PSD) desde 1976, enquanto os restantes concelhos alternaram entre PS, PSD, CDS ou independentes, ao longo dos anos.

A nível nacional, o PSD domina 12 das 27 autarquias que nunca mudaram de partido desde 1976. Além de Arcos de Valdevez, esse grupo inclui municípios como Penedono e Oliveira de Frades (em Viseu), Boticas e Valpaços (em Vila Real), Santa Maria da Feira (em Aveiro), Oleiros (em Castelo Branco), Mação (em Santarém) e quatro autarquias na Madeira, nomeadamente Câmara de Lobos, Calheta, Ribeira Brava e São Vicente.

O Partido Socialista (PS) mantém o controlo ininterrupto de nove Câmaras Municipais. Entre elas estão Alenquer, Lourinhã e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, Portimão e Olhão, no Algarve, Campo Maior e Gavião, no distrito de Portalegre, Condeixa-a-Nova, em Coimbra, e Santo Tirso, no distrito do Porto.

A CDU, por sua vez, segura seis Câmaras desde 1976, quase todas localizadas no sul do país. São os casos de Seixal, Palmela e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, onde, nas eleições de 1979, o PCP venceu em todos os 13 municípios do distrito, Avis (Portalegre), Arraiolos (Évora) e Serpa (Beja).

A governação comunista nestes concelhos tem sido feita em diversas coligações ao longo do tempo, como FEPU, APU e, mais recentemente, CDU, embora o PS tenha conquistado terreno na região ao longo das últimas décadas.

Fora deste conjunto está Odivelas, no distrito de Lisboa, que tem sido sempre liderado por autarcas do PS desde a sua criação em 1998, após a separação de Loures.

c/ Lusa

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias