De acordo com um ranking divulgado pelo portal imobiliário Idealista, duas autarquias do Alto Minho estão entre os 25 municípios mais baratos do país para comprar casa. Melgaço é o sexto município mais acessível, com um preço mediano de 524 euros por metro quadrado, e Paredes de Coura ocupa a 14ª posição, com 650 euros/m².
O ranking, que considera os preços pedidos pelos proprietários em junho de 2024, é liderado por Penamacor, no distrito de Castelo Branco, com o metro quadrado a custar, em média, 464 euros. Seguem-se Penacova (488 euros/m²), Sabugal (488 euros/m²), Miranda do Corvo (513 euros/m²) e Pampilhosa da Serra (513 euros/m²).
Além de Melgaço e de Paredes de Coura, outras localidades do interior norte e centro do país figuram entre as mais acessíveis, com preços até 730 euros por metro quadrado. Entre elas estão Crato (Portalegre), Vouzela (Viseu), Gouveia (Guarda) e Santa Comba Dão (Viseu).
Por outro lado, o ranking destaca os cinco municípios mais caros para comprar casa, liderados pela capital Lisboa, com um preço médio de 5.769 euros por metro quadrado. Cascais (5.334 euros/m²), Grândola (4.654 euros/m²), Loulé (4.370 euros/m²) e Oeiras (4.276 euros/m²) completam a lista dos mais exclusivos do país.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.