A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira manifestou preocupação face ao estado avançado de degradação do antigo Quartel da Guarda Fiscal, situado na Rua do Cais. Segundo a autarquia, o edifício, propriedade dos Serviços Sociais da GNR, tem vindo a sofrer atos de vandalismo e apresenta condições que podem representar riscos para a saúde pública.
A situação remonta a 2022, quando se iniciaram contactos com os responsáveis pela gestão do imóvel, tutelado pelo Ministério da Administração Interna, no sentido de encontrar soluções para a reabilitação do espaço. Em 2023, teve lugar uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e representantes do Ministério, em que foi abordada a possibilidade de transferência da gestão do edifício por via de concessão, protocolo ou arrendamento. Contudo, “ainda não houve avanços concretos”.
Em comunicado, a autarquia alerta que “os impactes negativos têm vindo a agravar-se”, não só para a imagem do concelho – com registo de atos de vandalismo – como também “começam a surgir sérios riscos para a saúde pública, nomeadamente com a deteção de roedores e outras situações insalubres”.
Em resposta a um ofício da autarquia enviado no início do ano, os Serviços Sociais da GNR manifestaram intenção de reabilitar o imóvel para uso futuro como infraestrutura de repouso e lazer destinada aos seus beneficiários. No entanto, “o processo não tem conhecido a celeridade necessária, com consequências nefastas para a qualidade de vida dos residentes da zona envolvente e para a atratividade turística do município”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.