Cerca de 500 pessoas participaram no VII Viana em Família, que decorreu em Mozelos, no Arciprestado de Paredes de Coura. Sob o tema “Abraçar a Família”, o encontro contou com a participação de D. João Lavrador, que afirmou que as famílias são pilares essenciais para a edificação de uma sociedade mais justa e solidária.
A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, teve início com uma mesa-redonda em que várias famílias deram o seu testemunho sobre experiências e vivências familiares.
O encontro, que visa “reforçar o valor da família”, culminou com a celebração de bênção dos casais jubilares, presidida por D. João Lavrador.
Na homilia, o Bispo diocesano começou por recordar as palavras do Papa Francisco sobre o amor, que “é boa notícia” e “renovação”. “As comunidades familiar e paroquial interligam-se e entreajudam-se, porque ambas abrem fronteiras e ensinam o que é verdadeiramente a partilha, a comunhão e a entrega total”, afirmou.
D. João Lavrador sublinhou, ainda, a importância de uma atenção consciente não apenas à comunidade local, mas também à vasta comunidade humana. “A comunidade paroquial, a Igreja, não vive para si mesma. Ela vive para o mundo”, referiu, enfatizando o papel “fundamental” das famílias e da Igreja como “agentes de transformação e renovação”, sobretudo em tempos em que “as famílias enfrentam grandes desafios e ameaças”. “É preciso ter consciência. É preciso ter lucidez.”, alertou, frisando: “É preciso ter o critério profundo do amor.”
Por fim, convidou os fiéis a serem missionários nas suas famílias, tornando-se “testemunhas vivas de um amor que transforma e renova o mundo”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.