O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, assumindo o nome de Leão XIV. No seu primeiro discurso, sublinhou a importância da paz, do diálogo e de uma Igreja “sinodal”, aberta a todos.
Com a Praça de São Pedro cheia para ouvir as suas primeiras palavras, o primeiro Papa norte-americano da história da igreja começou por apelar a uma “paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante”. “Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, referiu.
Leão XIV recordou a figura do Papa Francisco, “o Papa que abençoava Roma, que abençoava todo o mundo, o mundo inteiro, naquela manhã de Páscoa”. “Deus ama-nos, Deus ama todos vós, o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Por isso, sem medo, juntem-se de mão dada a Deus e entre nós vamos avançar”, prosseguiu, salientando: “Somos discípulos de Cristo, Cristo veio antes de nós, o mundo precisa da Sua luz, a humanidade precisa Dele como uma ponte de forma a chegar a Deus e a chegar ao Seu amor”.
O novo Papa quis também agradecer aos “irmãos cardeais” que o escolheram para ser “sucessor de Pedro”, sublinhando o compromisso de “caminhar juntos” e defendendo “uma Igreja unida que tenta sempre encontrar a paz, justiça e sempre a tentar trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo sem medo, para proclamar o Evangelho e a serem missionários”.
Apresentando-se como filho de Santo Agostinho, Leão XIV deixou uma “saudação especial” à igreja de Roma e recordou a “querida diocese” peruana de Chiclayo, da qual foi bispo. “A todos vocês, irmãos e irmãs, de Roma, de Itália, do mundo inteiro, queremos ser uma Igreja sinodal, que caminha, que procura sempre a paz, procura sempre a caridade, estar perto especialmente dos que sofrem”, acrescentou, evocando o dia da súplica à Nossa Senhora de Pompéia. “A nossa Mãe Maria quer sempre caminhar connosco, estar perto, ajudar-nos com a sua intercessão e o seu amor. Por isso, gostaria de rezar convosco, rezemos juntos por esta nova missão, mas por toda a Igreja, pela paz no mundo, e peçamos esta graça especial a Maria, nossa Mãe”, concluiu.
O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi hoje eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
No Vaticano, foi prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 30 de janeiro de 2023, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Foi ainda eleito cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023.
Fotografia: Vatican News
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.