A Direção-Geral das Artes (DGArtes) abriu um concurso com uma dotação de 750 mil euros, destinado a três estruturas de “predominância municipal com reconhecido mérito cultural”. Entre elas, a rede cultural Comédias do Minho.
Em comunicado, a DGArtes recorda que as três estruturas em questão “beneficiaram de apoio sustentado às artes durante um período assinalável”, mas, após a revisão da lei de Apoio às Artes, em 2021, “deixaram de reunir as condições para aceder ao Programa de Apoio Sustentado, devido à sua predominância municipal”.
A criação deste Programa de Apoio em Parceria através de concurso limitado, é justificada com “o importante trabalho continuado e relevância do trabalho artístico desenvolvido por estas entidades, assim como o impacte que têm nos seus territórios de intervenção”.
Neste sentido, serão convidadas a apresentar candidaturas ao concurso A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, a Artemrede – Teatros Associados, e a Comédias do Minho – Associação para a Promoção de Atividades Culturais no Vale do Minho.
O apoio concedido servirá para financiar atividades em Artes Performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), Artes de Rua e Cruzamento Disciplinar, nos domínios de Criação, Programação, Formação, Ações Estratégicas de Mediação, e ainda Edição, Circulação Nacional, Internacionalização e Investigação.
c/ Lusa
Fotografia: Comédias do Minho
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.