Colégio do Minho mantém-se no topo da lista com melhor média no distrito de Viana do Castelo

As escolas do norte do país, com base nos dados do Ministério da Educação analisados de acordo com os critérios do jornal Expresso, continuam a ter melhores classificações nos exames nacionais. No distrito de Viana do Castelo, o Colégio do Minho voltou a liderar a lista com uma média de 13,46.

Micaela Barbosa
4 Abr. 2025 3 mins
O Colégio do Minho pelos olhos da gratidão

Segundo a análise do jornal Expresso, o Colégio do Minho, com sede em Viana do Castelo, tem a melhor média nos exames nacionais no distrito. No entanto, comparativamente ao ano letivo de 2022/2023, desceu da posição 29ª, com uma média de 14,04, para a 53ª, com uma média de 13,46. O exame com melhor média é o de Matemática, cuja média na prova é de 17,44, sendo a média interna de 15,53.

Ricardo Sousa, diretor do Colégio do Minho, mostrou-se satisfeito com os resultados. “O ranking vale o que vale, mas é um instrumento que reconhece o trabalho feito nas escolas, com critérios iguais para todos”, considerou, elogiando os alunos e o trabalho desenvolvido pelos professores.

Em segundo lugar, na posição 72ª, surge a Escola Básica e Secundária de Arcozelo, em Ponte de Lima, com uma média de 12,83. O top 3 fecha com a Escola Secundária de Monção na posição 95ª, com uma média de 12,57.

Num universo de mais de 500 escolas públicas e privadas, os dados do Ministério da Educação mostram que o sector privado continua a liderar o ranking. Para encontrar a primeira escola pública com a melhor média nacional, na análise do jornal Expresso, é preciso descer até ao 26.º lugar, que é ocupado pela Escola Artística Soares dos Reis, no Porto (14,24).

Outro indicador disponibilizado pelo Ministério da Educação é o de equidade, que mostra a percentagem de alunos com apoio da Ação Social Escolar que concluíram os cursos científico-humanísticos do ensino secundário dentro do tempo esperado, ou seja, até três anos.

A Escola Secundária de Monção, a Escola D. Afonso Henriques, em Santo Tirso, e a Escola Secundária de Ponte da Barca, foram as três que obtiveram os resultados mais altos.

Olhando para a Europa, os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mostram que Portugal é o 21º país com melhor desempenho na Educação.

O país europeu com melhor desempenho é a Estónia, que surge em sétimo lugar no índice global, com uma pontuação de 1.547. A nível europeu, seguem-se Suíça, Irlanda, Reino Unido e Finlândia, que completam o top cinco.

Portugal apresenta um total de 1.433 pontos, ocupando um lugar entre os 30 primeiros países a nível mundial.

O PISA avalia os sistemas educativos através da medição do desempenho dos alunos de 15 anos, principalmente em áreas como matemática, ciências e leitura.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias