As escolas do norte do país, com base nos dados do Ministério da Educação analisados de acordo com os critérios do jornal Expresso, continuam a ter melhores classificações nos exames nacionais. No distrito de Viana do Castelo, o Colégio do Minho voltou a liderar a lista com uma média de 13,46.
Segundo a análise do jornal Expresso, o Colégio do Minho, com sede em Viana do Castelo, tem a melhor média nos exames nacionais no distrito. No entanto, comparativamente ao ano letivo de 2022/2023, desceu da posição 29ª, com uma média de 14,04, para a 53ª, com uma média de 13,46. O exame com melhor média é o de Matemática, cuja média na prova é de 17,44, sendo a média interna de 15,53.
Ricardo Sousa, diretor do Colégio do Minho, mostrou-se satisfeito com os resultados. “O ranking vale o que vale, mas é um instrumento que reconhece o trabalho feito nas escolas, com critérios iguais para todos”, considerou, elogiando os alunos e o trabalho desenvolvido pelos professores.
Em segundo lugar, na posição 72ª, surge a Escola Básica e Secundária de Arcozelo, em Ponte de Lima, com uma média de 12,83. O top 3 fecha com a Escola Secundária de Monção na posição 95ª, com uma média de 12,57.
Num universo de mais de 500 escolas públicas e privadas, os dados do Ministério da Educação mostram que o sector privado continua a liderar o ranking. Para encontrar a primeira escola pública com a melhor média nacional, na análise do jornal Expresso, é preciso descer até ao 26.º lugar, que é ocupado pela Escola Artística Soares dos Reis, no Porto (14,24).
Outro indicador disponibilizado pelo Ministério da Educação é o de equidade, que mostra a percentagem de alunos com apoio da Ação Social Escolar que concluíram os cursos científico-humanísticos do ensino secundário dentro do tempo esperado, ou seja, até três anos.
A Escola Secundária de Monção, a Escola D. Afonso Henriques, em Santo Tirso, e a Escola Secundária de Ponte da Barca, foram as três que obtiveram os resultados mais altos.
Olhando para a Europa, os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mostram que Portugal é o 21º país com melhor desempenho na Educação.
O país europeu com melhor desempenho é a Estónia, que surge em sétimo lugar no índice global, com uma pontuação de 1.547. A nível europeu, seguem-se Suíça, Irlanda, Reino Unido e Finlândia, que completam o top cinco.
Portugal apresenta um total de 1.433 pontos, ocupando um lugar entre os 30 primeiros países a nível mundial.
O PISA avalia os sistemas educativos através da medição do desempenho dos alunos de 15 anos, principalmente em áreas como matemática, ciências e leitura.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.