Depois da loucura das correrias às prateleiras do Lidl, em busca do famoso Chocolate do Dubai, e com o aproximar da Páscoa, nada melhor para este mês do que falar sobre chocolate. Para muitos, um lamiré de paraíso na terra. Para outros, uma maldição que lhes faz crescer uma borbulha na testa cada vez que o ingerem. Mas será mesmo assim? Ou será esta ideia de que o chocolate provoca borbulhas um mito? Este mês, é Chamado ao Consultório para o descobrir.
O excesso de produção de gordura e a acumulação de células mortas e bactérias nos folículos pilosos levam à sua obstrução e inflamação, causando aquilo que vulgarmente designamos por borbulhas e pontos negros. Embora a acne seja um problema de pele mais frequente na fase da adolescência, esta pode afetar pessoas de qualquer idade.
Existem diversos fatores que contribuem para este processo, como sejam as alterações hormonais, a genética ou até alguns medicamentos. E, apesar da sua relação com a alimentação ser sempre um assunto controverso, vários estudos científicos têm demonstrado que uma dieta com um alto teor de açúcar pode agravar as lesões de acne. Vários alimentos são apontados como principais causadores, estando o chocolate e o leite e derivados sempre nos primeiros lugares da lista. De facto, estes alimentos parecem contribuir para a inflamação e produção de sebo e, consequentemente, para o agravamento da acne.
Portanto, em relação ao chocolate, parece que, desta vez, não trago boas notícias e que, apesar de ser um assunto ainda com alguma controvérsia, esta ideia não parece tratar-se de um mito. Ainda assim, pode sempre optar pelo chocolate negro que, atendendo aos seus efeitos antioxidantes, acaba por ter um efeito menos comedogénico do que o chocolate de leite. Contudo, não se esqueça da regra de ouro: moderação!
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.