O desafio de educar!

Mónia Grácio
20 Fev. 2025 3 mins
Mónica Grácio

Os meus filhos são o maior projeto da minha vida.

Educar é um dos grandes desafios com que todos os pais e mães se deparam. Este desafio cresce exponencialmente em relação ao crescimento dos filhos.

É importante que o pai e a mãe concordem nos valores, nas oportunidades, no percurso que querem para o seu filho sempre conscientes que situações imprevistas vão surgir. Há sempre assuntos difíceis que geram discussão, muitas vezes entre pai e mãe no sentido de decidirem o melhor para os filhos.

Quantas vezes surgem dúvidas, questões, conflitos de valores?! Há relações que se desgastam perante o desafio da educação de um filho ou por outro lado a cumplicidade entre o casal fica reforçada. É importante a discussão com o objetivo de se conseguir encontrar um equilíbrio entre a perspetiva do pai e da mãe.

O objetivo é que os filhos sejam felizes, e estou convicta que este desejo será transversal a todos os pais.
No caso dos meus filhos, a par desta felicidade queremos que tenham presente valores como amizade, honestidade, respeito, determinação, responsabilidade, solidariedade, confiança, amor e sempre muita fé.

Apesar deste desejo de felicidade, é importante estarmos conscientes que ao longo da vida vão ter frustrações e desilusões. Dependendo da idade e características da personalidade os pais desempenham um papel importante para orientar, transmitir confiança, amor e ajudar a gerir e ultrapassar situações difíceis.

Partilhar os filhos com o mundo é um dos grandes desafios, proporcionando-lhes diferentes experiências e perspectivas de vida , que em algumas situações poderão levantar questões em relação ao percurso que se deseja. É importante que os filhos reconheçam o pai e a mãe como elementos estruturantes e fontes de segurança.

A nossa estratégia para educar passa pelo exemplo e, como diz o João, “lições de vida” que na verdade são conversas sobre algum tema escolhido propositadamente para obrigar à reflexão.

Importa registar que vezes sem conta o coração fica apertado, com receio de não se estar a fazer o que é melhor porque ninguém nos ensinou a educar.
Há uma frase que me conforta sempre que estas dúvidas surgem, foi-me dita no dia da alta do parto do João: “vai ouvir muitos conselhos, no fim faça o que o seu coração disser, ninguém o conhece melhor, ele é seu”.

Sou mãe de 3 maravilhosos e diferentes rapazes, e todos os dias agradeço esta benção!

Vezes sem conta perguntam-me como é que faço, como consigo? A resposta é simples, com AMOR!

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias