A Câmara de Viana do Castelo anunciou que, a partir de janeiro de 2025, vai substituir todos os abrigos das paragens de autocarro fora do perímetro da cidade. São cerca de 80 novas estruturas e representam um investimento de 120 mil euros, mais IVA.
Em declarações aos jornalistas, no final da reunião de câmara, a propósito de uma interpelação da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, explicou que a medida integra o plano municipal de segurança rodoviária e revelou que “a partir do final do mês começarão a ser colocados os novos abrigos para passageiros dos transportes públicos, respondendo “a questões técnicas, funcionais e operacionais” na área da mobilidade. “É um plano que nunca aconteceu. É um plano de grande ambição para melhorar os abrigos”, afirmou, esclarecendo que serão substituídos todos os abrigos existentes e serão instalados outros em novos locais.
O autarca contou que o Município avaliou o estado de conservação de todos os abrigos existentes no concelho, “alguns com 15, 20 e 30 anos” para perceber quais “os que estão com aspeto envelhecido e desgastado pelo tempo”. “É um esforço significativo, mas que faz sentido pela imagem de modernidade que queremos dar na área da mobilidade”, sublinhou, adiantando que “nunca houve um plano, deste valor, de substituição e ampliação dos abrigos no concelho”. “Os mais robustos, construídos pelas Juntas de Freguesia não vão ser demolidos”, assegurou.
Luís Nobre revelou ainda que os novos abrigos terão “uma imagem própria” e que será lançado um plano de comunicação “muito autêntico para despertar a população para a utilização dos transportes públicos”, serviço que vai assumir em setembro de 2025.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.