Numa sociedade cada vez mais consumista e egocêntrica, não me parece que seja demais refletir sobre o verdadeiro espírito de Natal.
Ainda não chegou dezembro e já se começam a ver muitas luzes à nossa volta. Por momentos fico triste por ver ruas tão iluminadas cheias de pessoas tão apagadas.
Assistimos a crianças a fazer listas de presentes, adultos a satisfazer cada vontade listada.
Percebo que atendendo às cada vez mais requintadas estratégias de marketing, se acabe por ceder aos estímulos acabando por cometer alguns excessos.
Tenho sorte de ter uma mãe que me ensinou o melhor do Natal, em constante luta com o mundo do Pai Natal. O Pai Natal era só um ajudante do Menino Jesus, porque sozinho não conseguia tratar dos presentes.
De entre vários critérios para que o Menino Jesus nos trouxesse um presente, saliento portar bem, rezar, ajudar as pessoas, ser educada… uma série de coisas que na altura para mim eram uma canseira. Vivia o mês de dezembro na expectativa do resultado da minha conduta durante o ano, que a minha mãe fazia questão de relembrar que também não sabia no que ia resultar. Rezava e falava com o Menino Jesus junto ao presépio.
Percebía a importância de perdoar e confiar, porque o Menino Jesus sempre me trouxe um presente desculpando-me e confiando que a partir daquele momento os esforços para me portar bem seriam maiores, e na verdade durante uns tempos eram.
Com o Natal aprendi a perdoar, a confiar, a dar e ter novas oportunidades, exercitar a paciência, acreditar, rezar e ter sempre muita FÉ!
Quando chega a meia noite abrimos os presentes e há a obrigatoriedade de cantar ao Menino Jesus, junto do Presépio que é criteriosamente elaborado, tradição que ainda mantemos.
Deixo a sugestão que nesta época onde celebramos o nascimento do Menino Jesus, seja um momento para refletirmos sobre nós, fechar ciclos, partilhar momentos, agradecer as dádivas, olhar e amar o próximo, rezar ao Menino Jesus.
Que se mudem as decorações de Natal e os corações do mundo, para que a cada Natal tenhamos esperança no nascimento de um Mundo melhor.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.