Um grupo de doze paroquianos de Vitorino dos Piães, Poiares e Navió regressaram a Portugal, no dia 22 de julho, após missão para Itoculo, em Moçambique. O projeto “Missão Nakumi”, que significa “estamos vivos”, decorreu entre 30 de junho a 22 de julho e esteve integrado no lema “Todos, Tudo e Sempre em Missão” da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário, que se iniciou em outubro de 2018 e culmina em outubro de 2019.
“Foi uma experiência maravilhosa, mas nenhum de nós estava preparado para viver esta experiência, porque é um mundo totalmente diferente do nosso”, começou por explicar o padre Cláudio Belo, pároco daquelas freguesias.
Aquando a chegada ao continente africano, a realidade ali vivida não era aquela que o grupo imaginava que “existisse em pleno século XXI”.
“É uma realidade que não estávamos preparados para vivê-la, mas, por outro lado, no meio da pobreza extrema encontramos muita alegria no rosto das pessoas”, disse o pároco.
A ação de voluntariado missionário, composta por uma equipa com idades compreendidas entre os 19 e os 60 anos de idade, interveio em várias áreas: educação, saúde, pastoral e construção. Carina, Bárbara, Raquel, Alice, Sofia e Jéssica descreveram a experiência como “única e incrível”.
“Sentimo-nos muito acolhidos, porque a forma como fomos recebidos pelas pessoas não tínhamos como se não nos sentir em casa”, afirmaram.
O padre Cláudio Belo, adiantou ainda ao Notícias de Viana que, “apesar da pobreza”, as pessoas vivem “muito” a fé em igreja, que “floresce” com celebrações cristãs “fabulosas”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.