Os caminheiros do Agrupamento da Meadela lançaram a segunda edição da campanha solidária “Nós de Natal”, que incentiva a população a oferecer um presente a crianças e jovens de quatro instituições de Viana do Castelo. Em menos de 24 horas, as cerca de 70 crianças e jovens foram “apadrinhadas”.
A campanha solidária foi criada em 2018 e, este ano, os 15 caminheiros decidiram avançar com o projeto, lançando a segunda edição da “Nós de Natal”. “Este projeto pretende implementar a fraternidade do serviço nestes jovens adultos que vão descobrir e viver a verdadeira essência do Natal, tornando-o especial para as crianças e jovens das instituições do concelho”, explicou o dirigente João Lopes.
“O sucesso da primeira edição quer para nós, quer para a população levou os caminheiros a dar continuidade a um projeto tão bonito como este”, afirmou Daniela Gomes, caminheira do Clá 17. “Recentemente, as pessoas vieram ter connosco para saber se íamos lançar a segunda edição da campanha, porque o ano passado, em 32 horas, as crianças e jovens foram todos apadrinhados e, por isso, aquelas que não conseguiram, queriam fazê-lo este ano”, destacou.
A campanha foi lançada no facebook e disponibiliza de ilustrações com o nome das crianças e jovens e os respetivos desejos. “Os nomes apresentados nesta campanha são fictícios, mas as idades e os seus desejos são reais”, disse João Lopes, frisando que a “magia” não está só em receber o presente, mas “na boa vontade das pessoas em querer apadrinhar. Para as crianças mais crescidas, vai ser uma forma de perceberem que há pessoas cá fora que se preocupam com elas”. Para o dirigente, as instituições são também outro dos motivos que tornam o projeto “tão especial”. “As instituições passam algumas dificuldades e, por isso, a campanha faz com que elas percebam que há outras entidades que podem ajudá-las, dando-lhes apoio naquilo que for necessário”, disse.
Os desejos das crianças e jovens centram-se, essencialmente, em roupa, calçado e brinquedos. “Não há pedidos especiais. Os desejos são, sobretudo, básicos e essenciais que, para nós, são fáceis de adquirir, mas que, para eles, vai fazer uiva mais diferença”, especificou Mariana Costa, caminheira do Clã 17.
O contacto com as instituições foi feito pessoalmente pelo Clã 17 que, rapidamente, receberam a listagem dos desejos das crianças e jovens. “As instituições já conheciam o projeto, mas não deixaram de agradecer pelo facto de nos termos lembrado delas, das crianças e dos jovens que lá estão. Acolheram muito bem logo à primeira o “Nós de Natal”, referiu Teresa Vieira.
Os presentes devem ser entregues na sede do Agrupamento 348 da Meadela até dia 15 de dezembro.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.