O livro “Ide a José. O mistério de S. José na vida da Igreja”, fruto da colaboração de sete sacerdotes portugueses residentes na Pontifício Colégio Português em Roma, foi apresentado na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma, no dia 26 de maio.
“Sob coordenação do Pe. David Palatino, a obra pretende repensar a fundo a figura de S. José em várias dimensões, numa obra que se tornou num “pequeno tratado de Josefologia”. Da área bíblica à teologia dogmática, da história à piedade popular, da liturgia à arte e música, pretende-se assim recuperar a importância da figura de S. José, o pai adotivo de Jesus, para a vida cristã, sobretudo neste tempo da «metamorfose social do pai» e da «erosão existencial da pandemia»”, indica-se numa nota enviada ao Notícias de Viana.
Com efeito, são os seguintes os autores e as áreas abordadas ao longo da obra: «O testemunho de S. José nos escritos do Novo Testamento» (Pe. David Palatino – Patriarcado de Lisboa); «A construção de S. José: um percurso pelas fontes» (Pe. Pedro Daniel Marques – Arquidiocese de Braga); «São José na liturgia romana» (Pe. Pedro Santos – Diocese de Coimbra); «O percurso de S. José na história da devoção e da espiritualidade» (Pe. Ricardo Cardoso – Arquidiocese de Évora); «O silêncio fez-se palavra: aspetos da iconografia de São José na história da salvação» (Pe. António Estêvão – Diocese do Funchal); «A expressão musical da Igreja Católica a São José: um excursus do canto gregoriano à música litúrgica portuguesa» (Pe. Bruno Ferreira – Diocese do Porto); «Fazer teologia com José» (Pe. José Miguel Cardoso – Arquidiocese de Braga).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.