O SC Vianense – Futebol SAD, a AD Limianos, o SC Melgacense e o Deocriste SC subiram de divisão nos diferentes campeonatos de futebol sénior. O SC Vianense subiu à Liga 3, a AD Limianos está de regresso ao Campeonato de Portugal, e o SC Melgacense e o Deucriste FC subiram à I divisão do Campeonato Distrital de Viana do Castelo.
Liga 3, “a menina dos olhos da Federação de Futebol”
O SC Vianense conquistou a subida à Liga 3 no jogo frente ao Amarante FC (1-3), que decorreu no passado dia 04 de junho. Esta vitória permitiu a luta do título de campeão do Campeonato de Portugal frente ao Atlético CP, no Estádio do Jamor, em Oeiras. No entanto, a equipa de Viana do Castelo perdeu o jogo (3-0), que ficou marcado pela expulsão do capitão Vítor Sousa, facilitando a vida ao adversário.
O presidente do SC Vianense – Futebol SAD, Nuno Cardoso, admite que “já caiu a ficha” e, profissionalmente, a subida à Liga 3 foi “o dia mais feliz” da sua vida. “Foi fantástico ver esta equipa alcançar este resultado numa época tão difícil, cheia de surpresas e coisas menos boas, mas o somatório foi sensacional. Foi muito bom”, afirma, enaltecendo a união entre todo o staff, equipa técnica e jogadores. “Chorámos juntos e celebrámos juntos. Foi uma coisa muito sentida e muito genuína”, salienta, referindo que o principal objetivo era a subida à Liga 3. No entanto, reconhece a vontade de ter conquistado ainda o título de campeão nacional.
Com esta subida, o SC Vianense passará a disputar os jogos no Estádio Municipal Manuela Machado, que ainda não reúne todas as condições necessárias. “O impacte desta subida é enorme. Temos de sair do Estádio José de Matos porque não reúne as condições necessárias à Liga 3, e o investimento seria de tal maneira grande que não se justifica”, explica, acrescentando que, a nível estrutural, o investimento também seria “muito grande”. “Não teríamos tempo, até porque começamos a competir em agosto, e agosto é já ao virar da esquina. E, embora o Estádio Municipal Manuela Machado reúna algumas condições, precisa de uma intervenção, mas menor. É a única maneira de continuar a jogar”, disse, contando que reuniu com a Câmara Municipal para “acertar as coisas”. “No concelho, a nossa subida tem um impacte muito grande, porque a Liga 3 tem quase 12h de televisão. Tem muita atenção dos media. É a menina dos olhos da Federação de Futebol. É muito acarinhada e tem, na minha opinião, mais visibilidade que a 2ª Liga. E, portanto, é uma oportunidade de ouro para Viana do Castelo a nível turístico, empresarial e comercial”, defende, frisando a importância de “equipar” a cidade para receber os adeptos.
Nuno Cardoso adianta ainda que a equipa técnica vai continuar na próxima época, assim como “algum” plantel, sofrendo “uma ou outra alteração”, como acontece nas várias equipas em todas as épocas.
Campeonato de Portugal, “o sítio” que é do Limianos
A AD Limianos venceu (7-1), no dia 21 de maio, o Fachense e beneficiou da derrota (4-1) do Atlético dos Arcos em Lanheses, permitindo a sua subida ao Campeonato de Portugal. Para além desta conquista, a equipa limiana venceu a Taça AFVC futebol seniores frente à UD Lanheses e, no próximo Domingo (18 de junho), pode ainda alcançar a Taça dos Campeões do Minho.
Jaime Matos, presidente do clube, faz um balanço “positivo” da época, nos vários escalões. O Campeonato de Portugal é “o sítio” da AD Limianos. “O Limianos é uma equipa do Campeonato de Portugal. Lutamos sempre pelos primeiros lugares. Historicamente falando, o clube sempre teve essas performances”, afirma, lamentando as alterações/regras a meio do campeonato. “A nossa intenção é levar um grupo forte e coeso”, salienta, adiantando que o plantel poderá sofrer algumas alterações e enaltecendo a sua qualidade, “que deu este êxito”. “Queremos acrescentar qualidade ao grupo, que já é constituído por homens bons. Já a equipa técnica, não vai continuar na próxima época”, acrescentou.
Em Ponte de Lima, “as pessoas já estão habituadas ao Campeonato de Portugal”. “É já uma obrigação estarmos lá e, portanto, vamos trabalhar para o Campeonato de Portugal e depois, com alguma calma, ver no que dá, porque projetos como este exigem alguma sustentabilidade e muita organização”, defende, reconhecendo a importância de acreditar no clube. “Temos vontade de colocar o clube no sítio mais alto possível e, para isso, é preciso alguma calma, paciência e escolher bem”, termina.
Da 2º divisão distrital para a 1ª
Também no dia 21 de maio, o SC Melgacense garantiu a subida à I divisão distrital na próxima época num jogo frente ao Raianos, vencendo por 1-3. Já no dia 28 de maio, sagrou-se campeão da II divisão, ganhando o Adecas por 3-2, na 13ª e penúltima jornada do campeonato.
O Deucriste SC também acompanha o SC Melgacense à I divisão após golear o Anais (4-0), garantindo assim a subida à I divisão.
O presidente do Deucriste SC, Paulo Sousa, faz um balanço “muito positivo” da época, enaltecendo a reconciliação com os adeptos. “Foi notório o apoio dos adeptos logo desde a pré-época”, afirma, reconhecendo ainda o trabalho da equipa técnica e agradecendo o apoio “incondicional” dos patrocinadores e colegas da direção. “Independentemente dos sacrifícios, conseguimos voltar a puxar as pessoas para o futebol. É muito gratificante ver”, salienta.
Paulo Sousa adianta, ainda, que a equipa técnica vai manter-se na próxima época e que é ela que vai fazer a gestão do plantel. “Vamos ter que trabalhar mais, financeiramente”, acrescenta. O Notícias de Viana tentou, até ao fecho desta edição, falar com alguém do SC Melgacense, mas sem sucesso. Contudo, na página de Facebook, o clube mostra-se “muito satisfeito” com a conquista e não esquece o apoio dos adeptos durante a época. “Com os três pontos de hoje, fecham-se assim as contas, somos oficialmente campeões da 2ª Divisão Distrital AFVC! Deixar publicamente uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes que tornaram este feito possível, desde a direção, à equipa técnica, a cada membro deste plantel e, acima de tudo, aos nossos adeptos! Sem vocês nada disto seria possível! Obrigado a todos!”, lê-se numa publicação do dia 28 de maio.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.