Eliana Barros tem 31 anos e é natural de Arcos de Valdevez. É formada em Design de Produto pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e, em 2020, ainda antes da pandemia, despediu-se da agência de marketing digital onde trabalhava há quatros anos, para criar a sua empresa. Ownever. Uma marca de malas de luxo que premeia o design sustentável e, que, em 2022, foi a única marca portuguesa nomeada para prémios internacionais.
Foi durante a sua infância que surgiu o gosto pelo design. Eliana conta que observava e apreciava a funcionalidade de objetos do dia-a-dia e, ao longo dos anos, o desejo de se formar nesta área e criar algo seu tornou-se cada vez mais uma certeza. Após a sua licenciatura, trabalhou numa agência de marketing digital. Trabalhou essencialmente em marketing, mas teve a oportunidade de experimentar várias vertentes do design, que foram a boa base para o seu percurso no mundo do design.
Em 2020, despediu-se para criar a sua marca: Ownever. “Esta decisão surgiu do desejo de expressar os meus valores numa empresa e numa marca”, começou por contar Eliana Barros, justificando: “Acredito que a ética nos negócios é muitíssimo importante e que é um excelente veículo para chamar a atenção para diversas temáticas que defendo e que quis que a marca também defendesse, como, por exemplo, enaltecer o que é feito em Portugal, a sustentabilidade, a igualdade de género e o design intemporal.”
Eliana Barros confidencia que a marca Ownever já estava, de certa forma, na sua cabeça. “Eu sabia que queria um produto com muita qualidade, sustentável, que enaltecesse o design intemporal e o savoir faire português”, salientou, especificando: “Os acessórios, neste caso as malas, surgiram porque acredito que é um acessório com um design intemporal e de boa qualidade que pode fazer uma diferença incrível na imagem de alguém”. Desta forma, a motivação nasce pela criação de peças duradouras que passem de geração em geração. “A Ownever representa uma fusão entre o luxo, a sustentabilidade e a valorização do saber fazer português”, frisou.
A sustentabilidade é um dos valores mais valorizados pela designer, porque “é o futuro”. “Atualmente, não podemos pensar em criar um negócio novo que não tenha a sustentabilidade como base, porque isso é fundamental para o nosso futuro global, enquanto sociedade. Eu sinto responsabilidade em relação ao nosso planeta e às futuras gerações e, por isso, esta é a minha forma de contribuir para a solução dos desafios ambientais que enfrentamos.”, afirmou, defendendo a redução do impacte negativo da indústria da moda no meio ambiente. “A minha missão com a Ownever é provar que a indústria da moda não precisa de ser prejudicial ao planeta, mas sim um catalisador para uma mudança positiva. As criações da Ownever não refletem, apenas, o meu compromisso pessoal com a responsabilidade ambiental, mas também procuram inspirar uma das indústrias mais poluentes do mundo a adotar práticas mais éticas e ecológicas. O luxo implica durabilidade.”, acrescentou.
Eliana Barros reitera não acreditar no luxo sem durabilidade. “O luxo e a consciência ambiental podem coexistir e definir um novo padrão para a indústria da moda e para os consumidores que têm os mesmos valores que a Ownever”, referiu, explicando que o processo de criação das peças começa, internamente, no design, e que envolve uma equipa de vários artesãos desde marroquinaria, tecelagem, porcelana, costureiras, etc.. “Todos os parceiros da Ownever são cuidadosamente selecionados porque, para nós, é muito importante que partilhemos os mesmos valores, seja em relação à ética, seja à sustentabilidade e ao artesanato de alta qualidade”, salientou.
Já no que diz respeito ao mercado/ público-alvo da marca, são pessoas que valorizam o savoir faire, a durabilidade e a sustentabilidade de um produto. “São aquelas pessoas que têm orgulho em ter uma peça única, diferente, que possa durar uma vida e que tenha um impacte positivo no meio ambiente”, especificou.
Depois de ter conquistado dois prémios lusófonos da criatividade, na categoria de Design de Produto e de Responsabilidade Social/Ambiental da Empresa, a Ownever foi, em 2022, nomeada para mais dois prémios internacionais, ao lado de marcas como Dove, IKEA, McDonald’s e Adidas, para os Gerety Awards na categoria “Product and Packaging Design” (Design de produto e embalagem).
Ownever foi a única marca portuguesa finalista. “O reconhecimento conseguido através dos prémios foi uma honra e, acima de tudo, um testemunho do compromisso que a Ownever mantém desde o início com o design sustentável”, disse.
A mala Ownever 2157 deu o mote à campanha finalista e, de acordo com a designer, representa a desigualdade salarial entre homens e mulheres. “Quando li estudos que diziam que só no ano 2157 é que atingiremos igualdade de género, é que percebi que isso seria daqui a 135 anos, e que já não estaria aqui para presenciar isso. E, por isso, decidimos criar uma mala que nos representasse e que representasse esse problema”, contou, confidenciando: “Para além do simbolismo da data gravada na mala, neste modelo oferecemos uma garantia de manutenção até ao ano 2157, ou até que a desigualdade de género deixe de existir. Este é o nosso pequeno compromisso.”
Para o futuro, Eliana Barros assegura que vai continuar a criar produtos de luxo que promovam sustentabilidade e enalteçam o saber fazer português, “mesmo aquele que está em extinção”. “Já estamos a trabalhar em novos designs e em materiais inovadores na área da marroquinaria, mas que, ao mesmo tempo, nos mantenham fiéis aos nossos valores. Prometo que vêm aí coisas muito bonitas”, garantiu.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.