Santuário da Peneda vai acolher 30 estudantes de arquitetura de vários países

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, vai receber, entre 08 e 21 de julho, cerca de 30 estudantes de vários países, que vão participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional.

Notícias de Viana
11 Abr. 2024 3 mins
Santuário da Peneda vai acolher 30 estudantes de arquitetura de vários países

Em representação da delegação portuguesa da Rede Internacional para a Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicionais (INTBAU), o arquiteto Fernando Barros explicou que o objetivo do curso é possibilitar aos cerca de 30 estudantes de arquitetura “um local em meio rural, onde possam ficar instalados e ter acesso, nas proximidades, a uma série de aldeias e pequenos aglomerados que possam ser casos de estudo interessantes”.

Os estudantes vão ficar hospedados nos antigos quartéis do Santuário, na freguesia de Gavieira, que a Câmara local transformou em abrigos de montanha para alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana, e a parte teórica do curso também será ministrada nas instalações do monumento nacional.

Classificado monumento nacional em outubro de 2023, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves, documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.

O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.

“Do ponto de vista da arquitetura tradicional, o santuário da Peneda tem muita relevância, porque tem um contraponto entre uma arquitetura tradicionalmente de cariz mais monumental; por outro lado, tem a aldeia de Peneda, que ainda conserva uma série de construções tradicionais mais populares, permitindo incursões a uma série de aldeias e brandas muito carismáticas”, destacou Fernando Barros.

Os estudantes vão conhecer, acompanhados por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha e Estados Unidos da América do Norte, as brandas de São Bento do Cando, Alhal e Busgalinhas, em Gavieira. O programa inclui visitas à vila de Soajo, Padrão, Vilarinho do Souto, ao mosteiro de Ermelo, à aldeia de Sistelo, entre outros locais.

A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas Construtivas Tradicionais, em parceria com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, que está representada em mais de 40 países, e em colaboração com diversas instituições.

Desde 2018, as delegações de Portugal e Espanha têm vindo a realizar as escolas de verão, alternadamente nos dois países.

No final do curso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e cujas inscrições estão abertas até 24 de março, os estudantes apresentarão “uma proposta de projeto académico para um dos locais que estudarem”.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias