A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) aprovou 52 candidaturas de micro e pequenas empresas no distrito de Viana do Castelo, num investimento global de 10,5 milhões de euros, no âmbito do Aviso Sistema de Incentivos de Base Territorial.
O financiamento é assegurado pelo Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial (CDCT), celebrado entre a CIM e o Programa Regional do Norte 2030.
Segundo a CIM Alto Minho, a procura pelas empresas ultrapassou “largamente as expectativas”, com candidaturas “quase três vezes superiores à dotação inicial de 3,5 milhões de euros”, dividida entre 1,6 milhões para territórios de baixa densidade e 1,9 milhões para os restantes territórios, com taxas de financiamento de 60% e 50%, respetivamente.
Face a esse elevado dinamismo, a entidade decidiu reforçar a verba alocada, utilizando recursos disponíveis no âmbito do CDCT, para dar resposta às candidaturas elegíveis e potenciar o investimento privado na região.
O instrumento de financiamento, integrado no Plano de Ação do Investimento Territorial Integrado (ITI) da estratégia “Alto Minho 2030”, destina-se a apoiar investimentos de pequena dimensão que promovam a expansão ou modernização da atividade empresarial, contribuindo para a criação de emprego, a geração de valor económico e o reforço da modernização e resiliência das economias locais.
A CIM anunciou ainda que está a envidar esforços junto da Autoridade de Gestão do Norte 2030 para lançar novos avisos de candidatura e reforçar a dotação financeira, de forma a apoiar mais projetos elegíveis com elevado potencial e maximizar o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento territorial.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.