Os deputados do Partido Socialista questionaram o Governo sobre o risco de queda de árvores de grande porte na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, e pediram uma intervenção “imediata” da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), defendendo também a adoção de “soluções estruturais” para o problema.
Numa pergunta dirigida à ministra do Ambiente e Energia, cuja primeira subscritora é a deputada eleita por Viana do Castelo Marina Gonçalves, os parlamentares querem saber “que diligências, conjunturais e estruturais, foram tomadas” desde que a situação foi sinalizada, para “salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.
Em causa estão vários choupos de grande porte localizados junto ao rio Minho que, segundo o grupo parlamentar do PS, apresentam “há já vários anos, evidentes sinais de instabilidade” e colocam em risco “pessoas e viaturas que diariamente utilizam aquela zona para efeitos lúdicos e profissionais”.
Os deputados referem que, “apesar dos vários alertas quanto à instabilidade destes choupos, nada foi feito de forma estrutural e a situação de insegurança mantém-se”.
O tema ganhou nova atualidade depois de, na passada semana, “na sequência de um quadro climatérico adverso”, ter caído na via pública “mais um choupo híbrido de grande porte”, pouco depois de dois veículos terem passado no local, “que, só por acaso, não sofreram danos”.
No requerimento enviado ao Ministério do Ambiente, os socialistas consideram que está em causa “a falta de planeamento e consequente prevenção e atuação por parte da APA, responsável por estes choupos”, defendendo que, para além de medidas excecionais em períodos de maior instabilidade meteorológica, sejam encontradas “soluções estruturais” que resolvam “permanentemente uma situação que existe há pelo menos quatro anos”.
Os deputados questionam ainda se o Governo prevê um calendário para a resolução do problema e se está a ser equacionada “a possibilidade de disponibilizar meios para que a intervenção seja promovida de forma mais célere pelas entidades públicas locais, através da respetiva delegação de competências”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.