Muitos leitores não saberão que Gontinhães é o nome ancestral da freguesia que, após elevação à categoria de vila em Julho de 1924 pela Câmara de Deputados, passou a ser designada por Vila Praia de Âncora.
O mês de Julho é para muitos o mês das férias. Se recuarmos algumas décadas, aqui pelo Alto Minho, muitos começavam a época balnear dirigindo-se para Vila Praia de Âncora. O aluguer de barracas de praia e o arrendamento de casas, muitas vezes de ano para ano, traziam uma outra vida àquela freguesia do concelho de Caminha. Por vezes, os vizinhos da terra de origem continuavam a sê-lo à beira-mar.
Noutros tempos, com algumas famílias também seguiam amas, algumas não passavam de adolescentes, contratadas para, durante aqueles 15 dias, tomarem conta dos filhos pequenos. Responsáveis por acompanhá-los nos banhos, nas brincadeiras na areia e noutras tantas atividades. Para a maioria, era a única oportunidade que tinham para passar uns dias junto ao mar.
Ainda cheguei a viver, já no seu ocaso, é certo, esse tempo. Ainda me lembro das ondas galgarem e atravessarem o velho portinho de Vila Praia de Âncora e de chegarem às ruas da cercania. Hoje, com tantas intervenções feitas na orla costeira, a realidade passou a ser outra. O cordão dunar sofre um desgaste enorme, quase cedendo à força do mar, o portinho enfrenta o assoreamento… Mas, independentemente disso, o encanto do passeio entre Vila Praia de Âncora e a Gelfa, pela fresca da manhã, ou ao pôr do sol, é de uma beleza ímpar.
É ainda por lá que o peixe passa a fazer, realmente, parte dos meus gostos gastronómicos. Em mais nenhum lado esse gosto aparece. Normalmente, tudo começa por um telefonema do restaurante ao amigo José a dizer que tem novidade fresca. Simpaticamente somos convidados para, junto com outros amigos, o ajudar a “trinchar” um robalo. Comparado com os que se vão encontrando por aí, estes robalos mais parecem tubarões. Já nem vos escrevo sobre o sabor, porque este só mesmo experimentando nos restaurantes de “Gontinhães”.
Fica a sugestão para comemorar os 100 anos de Vila Praia de Âncora. Passem por lá, usufruam da gastronomia, aproveitem para passear na praia e, para uma perspectiva diferente, subam à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Monte do Calvário. Acreditem que vão ficar surpreendidos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.