A rede elétrica de 82 mil clientes da E-Redes estava, às 07:30 desta quinta-feira, com grandes constrangimentos devido ao mau tempo provocado pela tempestade Martinho. De acordo com a empresa do grupo EDP, os distritos mais afetados são Leiria, Coimbra e Viana do Castelo.
Em comunicado, a E. Redes referiu que “os efeitos da tempestade começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, sobretudo na zona centro sul, progredindo progressivamente para norte, ao longo da madrugada de dia 20”.
A pior situação ocorreu pelas 01h00, quando 185 mil clientes ficaram com perturbações no fornecimento de energia. “A esta hora [08h00], estamos com a rede mais estabilizada, face ao período noturno, mas ainda não conseguimos prever quando ocorrerá a reposição integral, algo que acompanharemos e informaremos melhor ao longo dia”, indicou a empresa.
A empresa diz ter ativado, na quarta-feira, o seu Plano Operacional de Atuação em Crise, estando todo o dispositivo operacional dedicado ao estado de alerta em vigor, em estreita articulação com a proteção civil e demais autoridades.
A E-Redes adianta ainda que estão mobilizados no terreno 800 operacionais.
Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou até às 07:00 de hoje 4.214 ocorrências das quais 2.314 quedas de árvores, 1.169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos massa e 38 inundações.
As regiões mais afetadas foram a Sub-Região da Grande Lisboa com 1.452 ocorrências, a Península de Setúbal com 456 e a Sub-Região do Oeste com 329.
c/Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.