A freguesia de Vila de Punhe recebeu uma nova instalação de rede paralela para drenagem e saneamento, numa empreitada que permitirá levar o serviço a cerca de 120 habitações.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A obra, realizada pelo Município, envolveu três fases: renovação da rede de água, instalação do saneamento e reabilitação da Estrada Nacional 308, representando um investimento de cerca de 800 mil euros.
Segundo Luís Nobre, tratam-se de “obras complexas” que fecham um ciclo de investimento significativo, permitindo ao concelho atingir uma cobertura de 97% no abastecimento de água e cerca de 80% no saneamento básico.
Apesar destes números, o autarca alerta para o baixo número de ligações efetivas, onde apenas cerca de metade das habitações estão conectadas ao sistema, o que considera “insustentável”. “É necessário envolver os cidadãos para que se liguem ao sistema, garantindo a sustentabilidade e a capacidade de investimento no futuro”, acrescentou.
Em Vila de Punhe, a empreitada incluiu a criação de 96 ramais domiciliários ao longo da EN 308 e integra um conjunto de investimentos em saneamento liderados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a ADAM. Estes projetos fazem parte de um plano de investimento global que já ultrapassa os 10 milhões de euros, com novos projetos previstos na ordem dos cinco milhões de euros.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.