“Ser Catequista” – formação nacional de formadores

Na linha de documentos anteriores, o novo Diretório para a Catequese (DC), recentemente publicado, sublinha que “toda a comunidade cristã é responsável pelo ministério da catequese”, começando pelo Bispo, que é o primeiro catequista de uma Diocese, afirmando, porém, que no “âmbito da comunidade, tem um papel particular o grupo de catequistas”.

Notícias de Viana
14 Jan. 2021 2 mins
“Ser Catequista” – formação nacional de formadores

“O catequista”, diz o DC, “é um cristão que recebe o chamamento particular de Deus”, que “o habilita para o serviço da transmissão da fé e para a tarefa de iniciar a vida cristã.” No seu nº 130, lembra que, “ao longo dos séculos, a Igreja nunca deixou de dar prioridade à formação dos catequistas”, à medida e ao ritmo de cada época, mas sempre no mesmo sentido. “A formação, tem, antes de mais, a finalidade de tornar os catequistas conscientes de que, enquanto batizados, são verdadeiros discípulos missionários”, processo permanente cuja mais profunda dimensão “se refere ao ‘ser catequista’ (“hoje também entendida como ‘saber ser com’”), ainda antes do ‘fazer’ do catequista”, de crianças, de adolescentes ou mesmo de adultos.

Desde 1997 que a Conferência Episcopal dotou a Igreja portuguesa com um Plano de Ação para a Formação de Catequistas, que prevê a “formação inicial” como a primeira etapa destinada aos “candidatos a catequistas”, cujo objetivo é apresentar “de maneira simples e o mais acessível possível, as noções essenciais de atividade catequética”. Vários modelos têm sido adotados com sucesso, desde então, ajudando a preparar milhares de catequistas em todas as Dioceses do país. Tentando acompanhar a evolução cultural, pedagógica e tecnológica, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) desenvolveu uma atualização dessa ação formativa, como o Notícias de Viana já referiu, designada “Ser Catequista”, que os nossos Bispos desejam fazer chegar a todos os catequistas, quer sejam candidatos, quer tenham já experiência.

Nesse sentido, iniciou-se no dia 13 de janeiro a primeira fase deste projeto, que decorrerá semanalmente até 24 de março, reunindo mais de 200 formadores das 20 Dioceses, que, por via digital, receberão formação diretamente da equipa que preparou este programa, pondo em prática muitos dos métodos e técnicas que virão a transmitir, a seu tempo, aos restantes formadores e catequistas. Da nossa Diocese participarão 13 catequistas experientes, membros da Equipa de Formadores do Secretariado Diocesano da Catequese, a quem competirá partilhar a nova metodologia com os catequistas dos 10 Arciprestados, de acordo com um calendário a preparar em breve.

Tags Economia

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias