Dois projetos de Ponte da Barca foram selecionados pelo programa ENTAMA, da EDP, iniciativa que apoia pequenas iniciativas locais com potencial para gerar impacto económico e social nas suas comunidades.
O primeiro projeto, Casa da Poia – Creative Hub Rural, liderado por Maria Clara Cerqueira e Cláudia Viana, pretende “criar experiências imersivas de turismo gastronómico e cultural”, combinando a valorização de produtos locais com a promoção da identidade e tradições do concelho. O espaço funcionará como um hub de criatividade e aprendizagem, oferecendo atividades para visitantes que queiram conhecer a cultura minhota de forma participativa.
O segundo projeto, LindosoConnection, da empreendedora Fátima Pinto, foca-se no bem-estar e no contacto com a natureza, oferecendo experiências de turismo rural sustentável. O objetivo é “proporcionar momentos de reconexão com o ambiente natural da região, promovendo um turismo responsável que valoriza os recursos naturais e culturais locais”.
O programa ENTAMA, segundo Pablo Arguelles Tuñon, da administração da EDP Produção, “dá visibilidade a pequenos projetos que, pela sua proximidade às comunidades, podem transformar a economia local, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento equilibrado dos territórios.”
O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, destacou que iniciativas como estas “mostram a capacidade dos empreendedores locais de gerar novas oportunidades, valorizar recursos endógenos e afirmar a identidade do concelho através de projetos inovadores e sustentáveis”.
Além do apoio financeiro, o ENTAMA estabelece parcerias que incentivam inovação, criação de emprego, dinamização económica e turismo sustentável, com atenção especial ao empreendedorismo feminino e à valorização de recursos e produtos locais.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.