As obras de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo, no local do antigo prédio Coutinho, foram temporariamente interrompidas devido à descoberta de achados arqueológicos. A interrupção foi explicada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, na sequência de uma interpelação da oposição.
O vereador da Aliança Democrática (AD), Paulo de Morais, questionou o executivo sobre o ponto de situação da empreitada, que começou a 29 de setembro e está avaliada em 13,376 milhões de euros. Segundo o vereador, era necessário esclarecer os atrasos e os impactos do processo de escavação sobre o calendário da obra.
Luís Nobre respondeu que a área de escavações teve de ser alargada a pedido da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e após orientações dos Serviços de Arqueologia da Direção Regional de Cultura do Norte. “Os trabalhos foram interrompidos pelo tempo necessário para a realização das escavações. Vai depender do que se encontrar”, afirmou.
O presidente da Câmara detalhou que o aumento da área de escavações implicou a contratação de uma nova entidade especializada, de modo a proteger os achados arqueológicos e evitar interferências com o empreiteiro da obra. “Decidimos interromper temporariamente a empreitada para concentrar-nos apenas nas escavações arqueológicas. Assim conseguimos proteger o património e organizar melhor a execução futura da obra”, disse.
O autarca admitiu que esta pausa já teve impacto nos prazos previstos e que a duração futura dependerá do que for encontrado. A área das obras é considerada sensível do ponto de vista histórico, próxima da Capela das Almas, um dos primeiros núcleos urbanos de Viana, onde surgiram vestígios de ocupação humana antiga. “Estamos a trabalhar para que a empreitada possa continuar o mais rapidamente possível, com segurança e respeito pelo património histórico”, acrescentou Luís Nobre.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.