Memória agradecida: Ricardo Oliveira, secretário da Paróquia de Monserrate

Quando temos uma experiência vivida e experimentada de diversos modos e de várias maneiras podem faltar palavras para descrever a pessoa que conheci no dia 23 de agosto de 2010. Nesse ano iniciava o 6.º ano pastoral e depois de alguns “tropeços” e uma conversa descontraída e próxima, como o Senhor Bispo fazia sempre questão […]

Notícias de Viana
20 Set. 2020 2 mins
Memória agradecida: Ricardo Oliveira, secretário da Paróquia de Monserrate

Quando temos uma experiência vivida e experimentada de diversos modos e de várias maneiras podem faltar palavras para descrever a pessoa que conheci no dia 23 de agosto de 2010.

Nesse ano iniciava o 6.º ano pastoral e depois de alguns “tropeços” e uma conversa descontraída e próxima, como o Senhor Bispo fazia sempre questão de ser, iniciamos um ano pastoral cheio de muitas histórias e várias visitas pastorais pela nossa Diocese.  

Contudo, ficará sempre na minha memória o dia 24 de outubro de 2010, a minha primeira saída com o Senhor bispo em Visita Pastoral às 10h00 da manhã em direção a Rendufe, arciprestado de Ponte de Lima. Saímos do Centro Paulo VI a falar um pouco de toda esta nova experiência episcopal nas terras do Alto Minho. Fez-me diversas perguntas sobre os costumes e as tradições das nossas gentes. E quanto estava entusiasmado e maravilhado com o que encontrava! Sempre de bloco na mão apontava tudo o que ouvia. Descontraído, mas atento conquistava de imediato a atenção das pessoas e a sua simpatia. 

Deixou-se encantar pelas “riquezas” da nossa Diocese, semeou afetos, conquistou o povo de Deus, deu esperança a uma Igreja peregrina que vai ao encontro de todos.

Ao fim de 10 anos, e como anteriormente referi, cruzados vários momentos e histórias da minha vida, deixou no seio da minha família um laço grande de amizade. 

Quando conduzia dizia-me a minha filha mais nova: “Pai! Perdi um amiguinho e estou muito triste, mas sei que na tristeza podemos encontrar a alegria, ele (D. Anacleto) agora está feliz está com Jesus e no meu coração”.  Uma pequena catequese escatológica de uma criança que me encheu o coração de esperança. 

Obrigado Senhor Dom Anacleto Oliveira pelo testemunho de vida que nos deu. Estará sempre na minha vida e no seio da minha família.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias