Duas igrejas, situadas em Ponte de Lima (Santa Cruz e Beiral), foram alvo de assaltos na semana passada. O Pe. Nelson Fragoso, pároco das duas paróquias, confirmou que arrombaram portas e levaram dinheiro das esmolas.
“Quando tomamos conhecimento do assalto, notificamos a GNR que mobilizou as suas forças para o local e procedeu à perícia”, disse o sacerdote, explicando: “Em Santa Cruz, os assaltantes levaram dinheiro que estava no lampadário da igreja e invadiram o sacrário, mas, felizmente, sem profaná-lo. Simplesmente abriram-no e colocaram o Santíssimo de lado.”
O Pe. Nelson Fragoso acrescentou que não houve danos materiais significativos. “Arrombaram a porta da sacristia e, percebendo que não havia bens de valor para eles, limitaram-se a roubar o dinheiro do lampadário”, contou.
O assalto em Santa Cruz ocorreu na noite de quinta-feira, 2 de outubro, mas só foi descoberto na manhã seguinte, quando os paroquianos abriram a igreja.
Já em Beiral, “também arrombaram a porta da igreja e reviraram o interior da sacristia, mexendo nas vestes litúrgicas. Levaram o dinheiro das esmolas que lá estava guardado,” acrescentou o sacerdote.
Sobre a possibilidade de os dois assaltos estarem relacionados, Pe. Nelson Fragoso referiu que existe uma suspeita devido ao modo semelhante como as ações foram realizadas. No entanto, não confirma a ligação entre os dois casos.
A GNR está a investigar os dois casos. “Estamos a aguardar os resultados das investigações para perceber o desenrolar destes atos”, concluiu.
Também em Paredes de Coura, durante a missa dominical de ontem (5 de outubro), cerca de uma dezena de carros foram assaltados. Segundo fonte ligada à paróquia, a GNR foi chamada ao local.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.