O alto do monte de S. Silvestre, na Paróquia de Cardielos, no Arciprestado de Viana do Castelo, encheu-se de dezenas de pessoas e seus animais para celebrar o padroeiro: S. Tiago. A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, Pe. Tiago Rodrigues, e concelebrada pelo Pe. Renato Oliveira.
A secular Romaria de S. Tiago é conhecida pela bênção das concertinas, dos animais de trabalho e domésticos, e dos campos. E, segundo o Pe. Tiago Rodrigues, trouxe “muitas pessoas” a S. Silvestre, assim como o tradicional cabrito. “Faço um balanço muito positivo da romaria, porque passou muita gente por aqui”, afirmou, enaltecendo “o momento único e característico” de Viana do Castelo: a bênção dos animais. “Dizem os mais velhos, outrora vinham pessoas de todos os sítios, sobretudo, freguesias vizinhas, para a bênção dos animais. Hoje, como a agricultura já não é a atividade principal, os animais de trabalho são escassos e, por isso, não há tanta procura. No entanto, ainda há alguma adesão”, contou, acrescentando: “Hoje, qualquer pessoa pode trazer o seu animal” a S. Silvestre do: “Tentamos incutir que as pessoas tragam também animais domésticos e hoje, qualquer pessoa pode trazer o seu animal, nesta consciência de que são criaturas de Deus e de como Ele abençoa todas as criaturas.”
Encarnação Brito veio de Vila Mou e trouxe consigo os seus cães: o Tobias e o Kiko. “Sempre que posso venho até aqui, porque tenho fé em S. Silvestre, que protege os meus animais”, contou.
A romaria é organizada pela Confraria de S. Silvestre – Cardielos. José Luís Castilho é o juiz até 2024. “Tudo isto é possível graças à minha equipa (nove homens) e às suas esposas e amigos. E, por isso, não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado”, assegurou, confidenciando que vem a S. Silvestres desde pequenino. “Não perco uma festa. Hoje sou juiz porque me foi pedido pelo sr. padre e por mais algumas pessoas”, contou. Na homilia, o Pe. Renato Oliveira afirmou que o monte de S. Silvestre é “um dos lugares mais belos do Alto Minho”, que “ganha ainda mais beleza” nas celebrações de S. Silvestre e S. Tiago. “Hoje, torna-se mais belo pelas razões que nos chamam e atraem e, sobretudo, promove o encontro com todos e de todos com Deus”, salientou, recordando a vivência da Jornada Mundial da Juventude como “uma oportunidade única” para a vida de cada um. “Como Maria, levantemo-nos apressadamente para levar Jesus Cristo aos outros. Todos sem exceção, e comecemos sobretudo pelos mais frágeis e pelos que estão em sofrimento, dando corpo a esta Igreja como afirma o Papa Francisco”, concluiu.
A procissão contou com a participação da Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.