A Paróquia de S. Pedro de Gondarém (Arciprestado de Vila Nova de Cerveira) comemorou o 50º aniversário da tomada de posse do Pe. Abílio da Costa Oliveira como Pároco desta comunidade, numa celebração eucarística presidida pelo próprio, no passado Domingo, dia 29 de novembro de 2020.
“Foi há cinquenta anos que cheguei aqui para cumprir um mandato do Arcebispo de Braga, servindo no Sacerdócio de Cristo, no qual todos participamos”, afirmou o Pe. Abílio ao iniciar a homilia da celebração, que coincidindo com o 1º Domingo do Advento, foi, também, ocasião para, revisitando o seu ministério ao serviço da comunidade de S. Pedro de Gondarém, refletir sobre a natureza do tempo.
“O tempo fala por si e, nesta senda, o tempo, como nos diz o Advento, torna-se profeta”, sustentando, de igual modo que, “o sacerdote, como o pai, a mãe e o catequista, por exemplo, é imagem daquele que vigia”. “Gostava que a minha vida, passado, presente e futuro, fosse uma vida de edificação e não de escândalo, para que, cada um, olhando para o sacerdote se possa lembrar de Cristo”, acrescentou.
No final da celebração, recordando o ano de 1970, Hipólito Ferreira, que fez parte daqueles que angariaram fundos para o acolhimento ao novo Pároco, lembra a presença do Arcebispo de Braga, D. Francisco Maria da Silva, na ocasião, e o ambiente de festa. “Quando o Pe. Abílio cá chegou, ainda fazíamos parte da Arquidiocese de Braga”, salientou, para destacar o tempo decorrido desde então. Por seu turno, Américo Pereira, que coordena o grupo coral, certifica que se trata de um “marco importante para a Paróquia e para o Pároco”, confessando que se sente muito feliz, tal como Deolinda Conde que, ainda assim, revela que “as comemorações estavam previstas de outro modo, mas foi o possível, dentro das circunstâncias que atravessamos”. Já D. Olinda, de 95 anos, a mais velha de todos os paroquianos presentes, confidenciou que chegou a assustar-se com a festa de há 50 anos, mas certifica que o “Pároco é muito boa pessoa”.
O Pe. Abílio da Costa Oliveira nasceu a 4 de fevereiro de 1943, sendo natural da Paróquia de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão). Frequentou os Seminário de Braga e foi ordenado a 14 de julho de 1968. Neste momento, além de Pároco de S. Pedro de Gondarém, é Pároco de S. Tiago de Sopo e Capelão e Reitor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.