Festival de Teatro de Viana do Castelo regressa com nomes maiores do palco português e internacional

O Festival de Teatro de Viana do Castelo regressa para a sua 9.ª edição entre 15 e 22 de novembro de 2025, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com uma programação que junta nomes históricos do teatro português e figuras de relevo internacional, como o suíço Milo Rau e a companhia alemã Familie Flöz.

Notícias de Viana
24 Out. 2025 3 mins

O arranque do certame fica a cargo de Ruy de Carvalho, que sobe ao palco no dia 15, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa. O ator, de 98 anos, contracena com Luís Pacheco numa viagem biográfica e emocional pela sua longa carreira.

A programação segue no domingo, dia 16, com duas sessões (11h00 e 16h00) de “Outra vez peixe?!”, a 170.ª criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, companhia anfitriã. A peça, interpretada por Nuno J. Loureiro, dirige-se a públicos familiares e aborda, com humor, temas de identidade e literacia alimentar.

O festival, que se insere na programação de Viana do Castelo enquanto Capital da Cultura do Eixo Atlântico, recebe ainda a companhia galega Butaca Zero, que apresenta “O único que verdadeiramente quixen toda a vida é ser delgada” (20 de novembro, 21h00), protagonizada por Esther Carrodeaguas.

Entre os destaques nacionais contam-se “Ibéria” (Peripécia Teatro, dia 17, 21h00), “Rei Lear” (Companhia do Chapitô, dia 19, 21h00), “Os das Latas de Conservas” (Companhia de Teatro de Braga, dia 16, 21h00), “A Baba do Lobo” (Graeme Pulleyn, dia 18, 18h30), “Cabral Corpo” (João Branco, dia 20, 18h30) e “Lá” (Teatro do Muro e Teatro Meridional, dia 21, 21h00). Para os mais novos, a Companhia Caótica apresenta “Tocas” no dia 22, às 11h00 e 16h00.

O encerramento da edição de 2025 cabe à prestigiada companhia Familie Flöz, com “Hokuspokus” (22 de novembro, 21h00), um espetáculo visual e sem palavras, reconhecido internacionalmente pela sua fusão entre teatro físico, máscara e ilusionismo.

Para além dos espetáculos, o festival promove momentos de reflexão e diálogo entre artistas e público. No dia 17, às 15h00, decorre o debate “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, com a presença do encenador suíço Milo Rau, diretor do Wiener Festwochen e fundador do movimento internacional Resistance Now! Together.

Com um forte compromisso com a acessibilidade, o Festival de Teatro de Viana do Castelo é o único em Portugal onde todas as récitas incluem tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, legendagem em português e inglês, reconhecimento de palco e audiodescrição.

Os bilhetes estão disponíveis na Bilheteira Online (BOL) e na bilheteira do Teatro Municipal de Viana do Castelo, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias