Chuva, vento, frio e calor: mudanças, microclimas e Vida Nova a acontecer!

Este mês traz consigo a chegada de uma nova estação e com ela aproxima-se o desabrochar de flores e rebentos, mesmo daquelas plantas que se encontravam adormecidas e já ninguém dava nada por elas.  Tempo de mudança e transformação, tempo de deixar que o novo possa ocupar lugar, deixando ao lado o que já não […]

Notícias de Viana
20 Mar. 2023 3 mins
Chuva, vento, frio e calor: mudanças, microclimas e Vida Nova a acontecer!

Este mês traz consigo a chegada de uma nova estação e com ela aproxima-se o desabrochar de flores e rebentos, mesmo daquelas plantas que se encontravam adormecidas e já ninguém dava nada por elas.  Tempo de mudança e transformação, tempo de deixar que o novo possa ocupar lugar, deixando ao lado o que já não serve, o que não deixa avançar no caminho. Contudo, há aspetos da vida que não é tão fácil ver tal transformação num curto espaço de tempo, tal é o caso da mentalidade. Não poucas vezes, mesmo sem tomar consciência, aferramo-nos ao conhecido e vivido desde “sempre”, nem que este para nós tenha pouco tempo, damos como inabalável, se calhar, porque nos custa ver a realidade que nos envolve e as mudanças que vão acontecendo.  

Quem dera pudéssemos olhar à nossa volta e ver como chuva e vento, frio e calor podem marcar um mesmo dia, tais são as mudanças que à volta do clima têm surgido. Por vezes deparamo-nos com verdadeiros microclimas que vão surgindo causados por transformações que nem me atrevo a tentar decifrar, pois o não conhecimento acompanha-me a nesta matéria. E, se pudéssemos apreender algo mais, quem sabe, e prepararmo-nos para uma mudança de mentalidade. É verdade que faz falta muito tempo para que isto possa acontecer, mas se nos aventurarmos e acelerarmos apenas um pouco é possível que ao tomarmos consciência de tal constatação, consigamos dar um passo para que nos possamos abrir à novidade…

E, por falar em novidade, muito gostava de lembrar, e lembrar-me em primeiro lugar, que a única Novidade Absoluta sai cada dia ao encontro de toda a humanidade, de todas e cada uma das pessoas… sim, estou a referir-me a Deus! Cada novo dia irrompe nas nossas vidas, mesmo sem nos darmos conta, num “abrir e fechar de olhos”.

Quem me dera pudéssemos deixar que Deus aconteça nas nossas vidas e através delas possamos contagiar que vale a pena deixá-L’O ser o mais Importante!

Quem me dera pudesse surgir a Primavera com o chilrear dos pássaros, o calor à espreita, ainda que por entre nuvens e chuviscos, aquecendo coração e alma de quem é capaz de se sentar num banco do jardim à escuta das maravilhas que nos envolvem a todos e nem todos somos capazes de saborear e ver.

Quem dera nestes dias nos deixássemos contagiar, não pelas modas do momento ou do tempo, mas pela única novidade capaz de transformar vida e mentalidade, a d’Aquele que deu a Vida por Amor e continuássemos a caminhar à Sua Luz que ilumina as trevas e é capaz de as ir transformando pouco a pouco… deixando que se vislumbre a mudança… Então, a Vida Nova pode acontecer na vida de quem se abre à mais bela novidade. Se calhar basta entreabrir um pouquinho a janela interior e acompanhar o sussurro do vento ou brisa, o calor e o ar fresco que teimam em ser vencedores, escutar até o cuco que cada manhã vem anunciar ao longe a mudança que está a acontecer… o Inverno está a chegar ao fim, estamos mesmo às portas da Primavera… e, não parece ser apenas em algum microclima privilegiado.

Afinal a transformação é possível… estarei dispost@ a deixar que aconteça na minha própria vida?!     

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias