Com o lema «Um sinal de esperança na construção da paz!», a cerimónia nacional de partilha da «Luz da Paz de Belém» vai decorrer, no dia 10 de dezembro, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
A Luz da Paz de Belém é uma tradição partilhada por “todos os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e um pouco por todo o país, a luz chega a casa da comunidade, através da simples partilha de todos os escuteiros”, lê-se numa nota enviada à redações.
A Secretaria Nacional para os Projetos e a Assistência Nacional do CNE pretendem que esta seja “uma oportunidade de celebrar em comunidade, partilhando a «Luz da Paz de Belém», em representação da sua missão de Paz, Partilha e Serviço”.
A temática deste ano será “Um sinal de Esperança na Construção da Paz”, que se alia à comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Partilhada pela primeira vez em 1986, a Luz da Paz de Belém teve a sua origem na Áustria, numa iniciativa conjunta entre a televisão pública e os escuteiros austríacos, como parte de uma campanha de solidariedade denominada “Light into Darkness” (Luz para a Escuridão).
O projeto tinha como objetivo ajudar crianças austríacas com necessidades, bem como dos países vizinhos. Atualmente, a luz que é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém, e que Cerimónia nacional de partilha da Luz da Paz de Belém vai decorrer em Viana do Castelo nunca se apaga, chega a todo o mundo. No mesmo sentido, a Cáritas Portuguesa lançou a campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, pelo 21º ano consecutivo, no dia em que a Igreja assinalou o Dia Mundial dos Pobres 2023, e realizou uma marcha pública, em Beja. “Esta campanha não pretende ser uma campanha de venda de velas, pretende ser uma campanha que alerta para os valores da paz e nos convoca para agir nesse sentido”, disse a presidente da Cáritas Portuguesa, este domingo, no lançamento da campanha solidária. “Podemos falar de paz todos os dias mas este ano é quase impossível deixar de reforçar a importância que tem a paz para o nosso bem-estar porque temos sido assaltados, nos últimos anos, por situações sucessivas, uma mais visíveis para nós, outras mais longínquas, e muitos situações e causas humanitárias que a Cáritas protege por todo o mundo”, acrescentou Rita Valadas.
A iniciativa internacional ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, ação focada no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal, arrancou em Portugal este domingo, quando a Igreja Católica assinalou o seu Dia Mundial dos Pobres, este ano com o tema, da mensagem do Papa Francisco, ‘Nunca afastes de algum pobre o teu olhar’, do livro bíblico de Tobias (Antigo Testamento).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.