Vivemos tempos desafiantes, marcados por uma crescente complexidade ambiental, social e económica. As empresas assumem, hoje, um papel cada vez mais relevante, conscientes do seu impacte junto das comunidades, dos seus stakeholders (partes interessadas) e, sobretudo, da sustentabilidade dos recursos e do planeta.
Felizmente, esta consciência tem vindo a consolidar-se no ecossistema empresarial. É cada vez mais exigido às organizações que alinhem as suas estratégias com metas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com critérios de desempenho e impacte, os ESG (Environmental, Social and Governance – gestão ambiental, social e corporativa), que orientam políticas e boas práticas empresariais. O que antes era, apenas, uma recomendação, tornou se uma exigência: o não cumprimento destes critérios pode implicar sanções e comprometer relações com parceiros comerciais, instituições financeiras, autoridades e clientes.
Ciente desta realidade, a ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores (https://acege.pt/), em parceria com o Banco Santander e com o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, volta a promover este programa nacional, que visa sensibilizar as lideranças empresariais para a importância e o impacte dos critérios de Sustentabilidade e ESG no futuro das pequenas e médias empresas.
O programa, que – este ano – inclui o papel transformador e impactante da Inteligência Artificial (IA) na gestão, decorrerá em 10 cidades, ao longo do mês de novembro, reunindo um vasto conjunto de associações empresariais, núcleos locais da ACEGE e instituições académicas, numa mobilização conjunta pelo futuro sustentável das empresas portuguesas.
No distrito de Viana do Castelo, a sessão – organizada pelo Projeto Viana da ACEGE, com o apoio da Associação Empresarial local (AEDVC) – terá lugar entre as 14h30 e as 16h30 de dia 18 de novembro próximo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Avenida do Atlântico, nº 644 (41.693492, -8.846645), com entrada livre.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar empresários, gestores, docentes e estudantes do ensino superior para a temática, e demonstrar a importância do uso da Inteligência Artificial como instrumento estratégico para promover a sustentabilidade nas pequenas e médias empresas (PME). Os temas a abordar são os seguintes:
A sessão terminará com a apresentação de uma PME local, que partilhará boas práticas na aplicação da IA à gestão e à sustentabilidade, e com um período de debate entre a assistência e os oradores.
Por: Projeto Viana da ACEGE
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.