A Câmara Municipal de Viana do Castelo arrecadou 433.550 euros com a taxa turística desde a sua implementação, em agosto de 2024. O balanço foi feito pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, que confirmou que o Município vai manter os valores atuais em 2026.
A taxa, que incide sobre todas as dormidas de turistas com mais de 16 anos, tem um valor de 1,50 euros por noite na época alta e 1 euro na época baixa, aplicando-se até um máximo de cinco noites consecutivas por estadia.
Segundo Luís Nobre, a receita obtida será canalizada para melhorias no espaço público e na qualidade urbana, nomeadamente “na manutenção do mobiliário urbano, no reforço da limpeza e na promoção e realização de eventos”. “São investimentos que contribuem para valorizar a cidade e melhorar a experiência de quem nos visita”, afirmou.
De acordo com o regulamento municipal, estão isentos do pagamento da taxa os hóspedes deslocados a convite da câmara, por motivos de saúde, pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, e cidadãos deslocados de zonas de conflito que residam temporariamente em Portugal.
A autarquia justificou a criação da taxa turística com o crescimento do alojamento local no concelho, que passou de oito unidades em 2014 para 408 em 2021, e com o aumento significativo de hóspedes e dormidas em Viana do Castelo nos últimos anos.
c/ Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.