Diante da Palavra
Vinde Espírito Santo! Ajuda-nos a passar da admiração à confiança em Jesus e no seu amor que salva.
Interpelações da Palavra
Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos?
Quando Jesus chegou a Nazaré acompanhado dos seus discípulos, os numerosos ouvintes foram surpreendidos por duas coisas: a sabedoria do seu coração e o poder curativo das suas mãos. Jesus não foi um pensador que explicou uma doutrina, mas um sábio que comunicou a sua experiência de Deus e ensinou como viver sob o sinal do amor. No entanto, eles recusaram ser ensinados por Ele e nem se abriram ao seu poder de cura.
Deixemos, introduzir em nós coisas tão decisivas como a alegria de viver, a compaixão ou a vontade de criar um mundo mais justo. Jesus continua hoje “impondo as suas mãos”. Somente aqueles que acreditam são curados.
«Um profeta só é desprezado na sua terra…»
Jesus sente-se “desprezado”: os seus não o aceitam como portador da mensagem da salvação de Deus. Não conseguem descobri-lo desde a simplicidade do seu quotidiano e das suas origens insignificantes. Resistem a abrir-se ao mistério que está encerrado na sua Pessoa. Marcos não narra esse episódio para satisfazer a curiosidade dos seus leitores, mas para alertar as comunidades cristãs de que Jesus pode ser rejeitado, justamente por aqueles que pensam que o conhecem melhor: aqueles que se fecham nos seus próprios preconceitos sem se abrir para a novidade da sua Palavra ou para o Mistério da sua Pessoa.
Estava admirado com a falta de fé daquela gente.
É um dado fácil de observar. A fé de muitos cristãos não cresce ao longo das suas vidas. Ele está lá, no interior de cada pessoa. Os anos passam e nada de novo desperta no nosso coração. Não é só um problema da nossa época. Nos Evangelhos fala-se com frequência daqueles que têm pouca fé, ou seja, uma fé pequena e não desenvolvida. Além disso, na sua cidade de Nazaré, Jesus surpreende-se com a “falta de fé” dos seus.
Se há um pouco de fé dentro de nós, sejamos capazes de invocar a Deus, não só para pedir coisas ou encontrar soluções mágicas para os problemas, mas para direcionar o nosso desejo Àquele em quem a nossa vida encontrará descanso e salvação.
Se há fé dentro de nós, manifestemos a nossa gratidão a Deus. Sem dúvida que devemos muito às pessoas que nos acompanham, mas a quem podemos agradecer o dom vida e aquela alegria ímpar que experimentamos? A quem dirigir o nosso agradecimento? À vida ou a Deus que é fonte e origem da Vida, de tudo o que temos e somos?
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, procuro o teu Rosto
Com tudo o que sou e tenho.
Com os pés cansados, as mãos vazias,
Com um coração abatido, necessitado de paz e esperança.
Com todo o meu ser quero expressar
A fé e confiança em Ti.Dá-me a tua bênção.
Dá vida ao nosso mundo cansado e desorientado.
Que o teu Espírito toque o nosso interior e nos vivifique.
Viver a Palavra
Ao longo desta semana, vou procurar encontrar Jesus na vida simples de cada dia.