O grupo foi recebido pelo vice-presidente da comunidade, Diogo, e pelo Rabino, Franco, que já no interior da Sinagoga, fizeram uma longa explanação sobre o povo judeu, a sua história ao longo dos séculos, as perseguições, o holocausto, a criação do Estado de Israel e a Sinagoga de Belmonte que desde o século 13, aqui existe, sendo presentemente a principal e mais antiga comunidade Judaica em Portugal e uma das mais antigas no mundo. Após um longo período de perguntas feitas pelos visitantes e as correspondentes e interessantes respostas, os alunos e convidados dirigiram-se para a sé de Belmonte para participar na Eucaristia do 3 Domingo do tempo comum, concelebrada pelo guia e impulsionador desta visita padre Pablo Lima.
Seguiu-se o merecido repasto num restaurante local com ementa tradicional, seguido de visita ao museu Judaico e à vila, com as suas antigas construções, igrejas, castelo e paisagem com montanhas deslumbrantes ao redor.
A viagem de regresso a Viana aconteceu pelas 16.15 com paragem numa aldeia próxima onde se visitou o Monumento Nacional, Enigmático e Monumental de “Centum Cellas”, construção Romana do séc. 1 de 2 pisos separados por dois frisos com 12 metros de altura, com múltiplas janelas e portas, monumento digno de ser visitado.