A missão do padrinho é a de ajudar a educar o afilhado. Educar é muito trabalhoso; às vezes é árduo para as capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar torna-se uma maravilhosa missão se, à semelhança de S. Paulo, a cumprimos em colaboração com Deus, que é o primeiro e verdadeiro educador de todos os homens.
Esta comunidade paroquial celebrou, a 8 de dezembro passado, o Dia da Madrinha e celebrou, agora, neste tempo frio de janeiro o Dia paroquial do Padrinho com o seguinte programa: na sexta-feira, os padrinhos foram convidados a passar na Casa do Adro, onde foram acolhidos com o calor de um café e a doçura de um licor que a paróquia ofereceu; celebrou-se, a seguir, o Sacramento da Reconciliação e foi recitado o terço, meditado pelos Padrinhos, após o que os padrinhos renovaram o seu compromisso; ao fim da tarde, foi celebrada Eucaristia, solenizada pelo grupo coral da Paróquia, durante a qual se procedeu à Bênção dos Padrinhos; o dia terminou com uma Homenagem aos Padrinhos na Casa do Adro.
No sábado, 25, o centro de catequese de Venade (que neste momento acolhe crianças, adolescentes e jovens de Arga de Cima, Arga de S. João, Argela, Vilarelho, Azevedo e Venade) recebeu os padrinhos, que acompanharam os afilhados à catequese. Foram acolhidos no Centro Pastoral com um pequeno presente!
Como diz o lema do presente Ano Pastoral na Diocese, “somos Igreja que acolhe”!