Este ano, devido à pandemia da covid-19, as Festas de Nossa Senhora D’ Agonia vão acontecer essencialmente através das plataformas digitais. O cartaz, da autoria do fotografo natural da freguesia de Outeiro, Carlos Araújo Lagadouro, de 31 anos, junta a tradição e tecnologia, uma mordoma e um computador, retratando essa mesma realidade.
O traje escolhido para a foto do cartaz foi o de domingar, que inclui um lenço com cem anos, tirada em frente ao computador.
Para sentir e viver as festas deste ano à distância, através da internet, será disponibilizada na página oficial www.festasdagonia2020.com desde a informação essencial, como o programa desta edição ou as memórias de uma Romaria com cerca de dois séculos e meio de história, mas também várias novidades.
Será disponibilizado nesta página oficial o espaço “A festa de todos”, permitindo a partilha de conteúdos das festas a partir das redes sociais a todos que o queiram fazer, através do hashtag #sentirasfestasdagonia2020 e #somostodosromaria.
Outro dos destaques são a disponibilização, através desta página, dos conteúdos multimédia sobre momentos das festas, acessíveis para telemóveis por códigos de barras bidimensionais (QR Code) disponíveis na Exposição de Rua “Sentir as Festas d’Agonia”, em vários locais pela cidade de Viana do Castelo.
A centenária Feira de Artesanato que habitualmente abre portas antes do início da festa, e que este ano também não se realiza no formato tradicional, vai contar com um espaço próprio de promoção dos artesãos do concelho de Viana do Castelo nesta página, designado de “Mostra de Artesanato da Romaria d’Agonia”, que estará disponível a partir de 1 de agosto.
Está também preparada para um acesso melhorado através de telemóvel, permitindo sentir a festa pelos diferentes tipos de conteúdo a disponibilizar, pensados para os diferentes públicos.
