O objetivo é juntar as pessoas que, nos Arciprestados, ajudam o sacerdote Coordenador na área da catequese, portanto as que melhor conhecem as realidades locais e que nelas irão atuar mais diretamente, com os catequistas indicados pelos Arciprestados e convidados pelo SDC para constituir um grupo que – localmente e em périplo, quando for o caso – se responsabilizará pela formação de catequistas. Este tipo de encontros realizar-se-á todos os anos no primeiro sábado de março.
O encontro realizou-se no sábado dia 7, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, com a presença dos Coordenadores Arciprestais de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura e Ponte da Barca, representantes de seis Equipas Arciprestais e doze potenciais formadores. O primeiro momento do dia foi uma reflexão sobre o capítulo III da Carta Pastoral de D. Anacleto, “Somos Igreja que acolhe”, intitulado “O acolhimento da missão”, interpretado na perspetiva do catequista, apóstolo atual.
Sob a orientação do diretor do SDC, Pe. Vasco Gonçalves, o grupo partilhou impressões sobre a forma como decorreu o recente Curso para Animadores de Adultos, que envolveu cerca de 50 catequistas e animadores de Catequese Familiar de toda a Diocese, durante 11 semanas, tendo sido recolhidas algumas propostas para uma reedição mais longa, que possa percorrer a Diocese a partir do próximo Ano Pastoral. Por sugestão do Pe. José Cunha, coordenador Arciprestal de Ponte da Barca, o SDC irá organizar uma série de encontros para estar com e ouvir os catequistas, Arciprestado a Arciprestado, de modo completamente informal.
Houve, ainda, tempo, antes e depois do almoço em conjunto, para trocar impressões sobre a missão da Equipa Diocesana de Formadores de Catequese e os desafios que lhe serão colocados. Também foram lançados alguns temas relativos à próxima edição da Assembleia Diocesana da Catequese, a realizar a 27 de setembro em Arcos de Valdevez.