“Façam aqui uma Capela” foi o lema da peregrinação, no centenário da construção da Capelinha das Aparições, em comemoração do especial pedido de Nossa Senhora, na aparição de outubro de 1917.
As crianças foram introduzidas no tema através de uma encenação a que assistiram, pelas 10:00, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se a Eucaristia, no Recinto do Santuário, presidida por D. Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto.
À homilia, comparou a caminhada de todos, vindos de muitos lugares do país, com a dos três pastorinhos, para escutar esta frase, como se a Mãe do Céu estivesse a repetir a cada um “quero pedir que faças uma capela em minha honra”. Então, desejou que todos saíssem de Fátima “construtores” de uma capelinha, mas sem necessidade de pedras, nem telhas, nem ferro, sendo suficientes quatro pilares:
“aprender, ser amigo e partilhar, ser assíduo à comunhão do pão e do vinho, do Corpo e Sangue de Cristo, e à oração”.
No essencial, um convite a que cada criança faça do seu coração uma capelinha onde habite a Mãe do Céu.
O recinto registou uma afluência similar à das grandes peregrinações, ao ponto de quatro dos Ministros Extraordinários da Comunhão da Paróquia, com muitos outros, terem participado na distribuição da Sagrada Comunhão e colaborado na entrega, a cada criança, do terço “Azinheira, Santuário de Fátima”.
Seguiu-se a abertura de farnéis, em comunhão e partilha.