Todos os anos, em dezembro, cerca de 40 utentes desta instituição que – por vontade própria – querem protagonizar estes quadros, vestidos a rigor pela Casa de S. José, levam a mensagem de Natal às Paróquias do Arciprestado de Viana do Castelo. Trata-se de uma representação teatral com um texto da autoria do Augusto Canário, ex-funcionário da APPACDM, mas sempre presente e temas musicais compostos por João Ferreira, que cada ano ajuda as muitas centenas de pessoas que a acompanham, a viver e reviver tão importante episódio da vida cristã.
A chegada triunfante dos Reis Magos, acompanhados por um grupo de bombos, acontece, desde há alguns anos, em janeiro, com descida pela Av. dos Combatentes e chegada à igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo. Este ano, aconteceu no dia 7, às 21h30. Os três reis do oriente montados a cavalo, com a colaboração da Associação Equestre Beira Lima e acompanhados pelo grupo de Bombos de S. Sebastião – Darque, percorreram as ruas da cidade desde a estação de caminhos de ferro até à igreja de S. Domingos, completamente cheia, para visitar o Menino Jesus nascido em palhinhas.
Foi uma cerimónia cheia de cor, com uma mensagem forte de amor e harmonia, com vista à construção de um mundo inclusivo.
A representação da chegada dos Reis Magos, na igreja de S. Domingos, foi organizada pela União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela com o apoio da Paróquia e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.