No passado dia 12 de Fevereiro, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, na presença do Bispo da Diocese, D. João Lavrador, realizou- -se um encontro das Equipas Arciprestais e Movimentos de Pastoral Familiar, que se iniciou com uma invocação ao Espírito Santo.
O objectivo deste encontro foi o de, em espírito sinodal, escutar os vários agentes de pastoral familiar e ver como está estruturada em cada um dos arciprestados da Diocese.
Para isso, após a saudação inicial e encorajamento do Sr. D. João Lavrador que recordou que a pastoral familiar é uma das prioridades do seu apostolado, cada equipa e movimento fez a sua apresentação da estrutura da pastoral familiar, a indicação do projecto pastoral e do calendário de actividades 2021-2022. Além disso, cada equipa apresentou 1 sonho para a pastoral familiar, 1 dificuldade / desafio, e 1 passo concreto a dar no arciprestado, movimento, diocese. Fez-se assim um quadro geral da realidade da evangelização das famílias na Diocese.
O Bispo alegrou-se com os passos já dados e reforçou a necessidade de haver agentes pastorais mais comprometidos, envolvidos como fermento na massa da realidade familiar e social. O Sr. D. João tomou notas de cada arciprestado, mostrando atenção e acompanhamento das diferenças e desafios locais.
Por parte do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar foram dadas indicações acerca da realização do Laboratório da Família que se realizará nos dia 19-20 de Março. Trata-se de um fim-de-semana para casais/famílias que queiram renovar e reconstruir o seu projecto de família cristã. Sob a temática “Ser família cristã: vocação, identidade e missão” abordará, através de várias dinâmicas, os âmbitos humanos, espirituais, pastorais das famílias. O limite de participantes é de 25 casais/famílias. As inscrições podem ser feitas pelo email: pastoralfamiliarvianadocastelo@gmail.com
Também se apresentou o Encontro Mundial das Famílias que se realizará na Diocese de Viana do Castelo de 19 a 25 de Junho. A abertura deste evento mundial decorrerá com a entrega aos responsáveis das equipas arciprestais do ícone do Encontro Mundial para cada uma das 291 paróquias da Diocese. Apelou-se a que se realizem nessa semana actividades e celebrações das famílias ao nível paroquial e arciprestal. Por fim, o encerramento será no dia 25 de Junho, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, com o seguinte programa
09h30 – Acolhimento
10h00 – Mesa redonda: O amor na família: vocação e caminho de santidade 11h30 – Eucaristia e bênçãos matrimoniais
13h00 – piquenique
14h30 – Tarde festiva: “As vivências do amor”, onde cada arciprestado e movimento trará uma animação seguindo uma temática familiar.
No final do encontro, ainda houve tempo para um diálogo e para o apelo à preparação para o matrimónio dos noivos, para a possibilidade da nomeação episcopal das equipas arciprestais, bem como da possibilidade de haver em breve umas “Orientações pastorais – acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” para a Diocese, bem como de uma equipa diocesana de Acompanhamento Familiar. O encontro concluiu-se com uma oração e a gratidão de todos os presentes pela riqueza da partilha